Geovana Sofia Pereira Santos foi prata no xadrez e Luís Gustavo Correa conquista o bronze no judô

Um feito inédito. Assim pode ser definida a participação dos alunos da UEB Professora Terezinha Rêgo, principal referência educacional no bairro da Ribeira, na zona rural de São Luís, nos Jogos Escolares Ludovicenses (JELs), na edição 2026.

Apesar das dificuldades e das desigualdades sociais que geraram diferenças significativas, os estudantes da comunidade periférica da capital maranhense se destacaram e conquistaram um lugar no pódio entre os medalhistas do torneio, tanto em modalidades coletivas quanto individuais.

Iniciante no xadrez garante a prata

No xadrez feminino, o destaque foi para a atleta Geovana Sofia Pereira Santos, que conquistou a medalha de prata ao alcançar o vice-campeonato.  Na decisão, realizada nesse domingo (22), no IEMA Pleno, localizado no Centro de São Luís, ela enfrentou Helena Maria Silva Ferreira Castro, aluna do Colégio Upaon-Açu, que em 2025 foi reconhecida com o título de candidata a Mestre Nacional Feminino pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).

“Eu me identifiquei bastante com o esporte e aprecio muito sua dinâmica. Se eu tiver a oportunidade e demonstrar um bom desempenho, meu objetivo é me tornar um jogador de xadrez profissional. Quero evoluir, treinar intensamente e buscar a chance de construir uma carreira nesse universo”, disse a enxadrista.

Escola conquistou bronze no judô

No judô masculino, o atleta Luís Gustavo Correa alcançou a medalha de bronze em uma conquista histórica. Para atingir esse marco inédito, o jovem atleta dedicou-se intensamente aos treinos e manteve uma disciplina exemplar. O esforço foi recompensado, e ele garantiu o terceiro lugar, sendo o competidor da rede municipal com a melhor classificação.

Gustavo define a conquista como grandiosa. “Essa é uma conquista imensurável”, afirma. O estudante também destaca o incentivo recebido da comunidade escolar. “Foi extremamente fundamental para mim”, completou.

Orgulho da comunidade escolar

Para a diretora da UEB Professora Terezinha Rêgo, Flávia Ramos, as vitórias são motivo de grande emoção e orgulho para toda a comunidade escolar. “Para nós é muito gratificante olhar para a trajetória deles e vê-los representando a nossa escola em uma competição municipal. A comunidade escolar sente muito orgulho de todas essas conquistas, e outros alunos já se sentem inspirados pelos resultados da Geovana e do Luís Gustavo”, frisou.

Além de Geovana Sofia e do Luís Gustavo, a equipe de handebol da escola também brilhou ao conquistar o bronze. A presença dos estudantes  nos JELs é resultado de uma política de incentivo ao esporte conduzida pela direção escolar nos últimos dois anos. Por conta dos resultados alcançados, os competidores conquistaram vagas em suas modalidades nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) deste ano.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com