Após 12 anos no legislativo bacabeirense, Martinho José que ainda supera a perda de sua mãe, vai buscar o quarto mandato nas eleições deste ano pelo PSL

Martinho José buscará seu 4º mandato em 2020 (Foto: Daniel Mendes/Divulgação/PSL)

“O bom filho a casa torna” é um dos provérbios populares mais conhecidos utilizado para designar o ato de alguém retornar a algum lugar que costumava frequentar no passado. A expressão, neste caso, será usada hoje pelo editor desta página para contar um pouco da história politica do ex-vereador Martinho José Silva Ferreira, de 47 anos, no município de Bacabeira.

O ex-parlamentar, inclusive, é o personagem desta semana da série de reportagens especiais que o PSL bacabeirense vem disponibilizando em seus perfis das redes sociais para mostrar um pouco do histórico de cada um dos pré-candidatos nas eleições proporcionais de 2020 no município.

Martinho passou 12 anos no legislativo municipal, cumprindo três mandatos consecutivos. Em 2016, foi derrotado quando tentava buscar seu quarto mandato. A disputa pela única vaga de sua coligação, formada pelo PCdoB, PR e PDT, foi acirrada. Somente nos últimos votos apurados o primeiro colocado foi conhecido.

Com 100% das urnas apuradas, Martinho terminou o pleito daquele ano com 334 votos e perdeu a vaga para o vereador Antônio Carvalho (PMN), com 391 votos. O primeiro disputou pelo PR [hoje PL] e o segundo concorreu pelo PCdoB.

Mesmo que tivesse alcançado os mesmos 391 votos conquistados por Carvalho, ainda assim poderia perder a vaga, já que em caso de empate, como já destacamos, idade define eleição. Por isso, para consagrar sua vitória nas urnas, eram necessários 58 votos a mais, o que lhe permitiria somar 392 votos para confirmar sua chegada ao parlamento na disputa daquele ano.

Martinho é filho do ex-vereador e ex-vice-prefeito Ducarmo

MAIS VOTOS DO QUE SEIS ELEITO

Após quatro anos, na suplência, Martinho admite que vai tentar retornar ao Plenário Lauzinho Oliveira Lima, onde atuou por 12 anos. O ex-parlamentar será uma das apostas do PSL nas eleições de 2020 e sua presença nas eleições deste ano agita os bastidores da disputa na Câmara, pois sempre contou com um alto potencial de votos.

Só para se ter ideia do potencial político de Martinho, ele ficou fora da Câmara Municipal, mesmo com a sexta maior votação dentre os onze candidatos eleitos. Ou seja, naquele ano, o suplente teve mais votos do que seis vereadores da atual legislatura.

Atualmente no PSL, partido comandado pelo Capitão BM Lucas Lindoso, o ex-vereador garantiu, bastante emocionado, que seu nome estará nas urnas neste ano, mesmo em meio as adversidades que passou nesse primeiro semestre.

“Foi um semestre difícil pra mim e minha família onde perdi minha mãe, mas seguirei atuando firme, com compromisso e humildade, a fim de continuar honrando como homem público, o carinho e o apreço que recebo da população e tudo que aprendi com meu pai e minha eterna mãe – em respeito a sua memoria”, disse Martinho que foi vereador por três mandatos, de 2005 a 2012.

QUEM É ELE?

Nascido em 18 de Agosto de 1972, o ex-vereador Martinho José Silva Ferreira é filho do ex-vice-prefeito de Bacabeira – Martinho Castro Ducarmo Ferreira e Vilma Silva Ferreira. Com uma trajetória política de êxitos, Martinho sempre teve o pai como referencia na vida pública.

Vereador de três mandatos pelo município de Bacabeira, Martinho disputou sua primeira eleição em outubro de 2004, elegendo-se vereador com 206 votos pelo então Partido da Republica – PR. Na eleição seguinte, em 2008, o parlamentar reelegeu-se para o seu segundo mandato com 296 votos (PR).

Em 2012, Martinho saiu mais uma vez vitorioso daquela eleição, quando venceu a disputa com quase 350 votos pelo PR. A expressiva votação ocorreu principalmente na Sede e no distrito de Peri de Cima – seu principal reduto eleitoral – onde também reside.

Durante seus três mandatos na Câmara de Bacabeira, Martinho apresentou requerimentos importantes em prol da população. Segundo ele, alguns pedidos não foram implementados pelo executivo da época, entre eles, o que pediu a construção de um centro de convenções e a construção de uma praça de eventos no local onde acontecia o São João da cidade.

Requerimento aprovado pela Câmara de Bacabeira, apresentado pelo então vereador, mostra que o antigo caixa eletrônico do Banco do Brasil, que funcionou no centro da cidade, também foi pleiteado pelo parlamentar.

Apesar de ter tido uma significativa votação na ultima eleição, em 2016, Martinho não venceu aquele pleito e atribui o resultado, à coligação da qual fez parte, uma vez que obteve 334 votos. Inclusive, mais votos que seis vereadores eleitos com votação inferior: Kellyane Calvet – 322, Magno – 297, Meu Povo – 288, Dino Neto – 280, Arrumadinho – 225 e Jefferson – 210.

Filiado ao Partido Social Liberal (PSL) de Bacabeira, Martinho buscará em 2020, seu quarto mandato no parlamento bacabeirense e compõe atualmente o grupo político da prefeita Fernanda Gonçalo.

Recentemente, o ex-vereador enfrentou o luto pela perda da mãe – que faleceu vítima da COVID – 19. Martinho ainda está se recuperando do impacto que sofreu, porque não pode acompanhar o sepultamento da mãe, já que no mesmo período estava hospitalizado. Em suas redes sociais, o ex-vereador divulgou um vídeo agradecendo por todas as manifestações que recebeu de apoio e solidariedade pelo triste momento de pesar.

Na vida pública há 16 anos, Martinho é o vereador mais Jovem a ter conquistado três mandatos na Câmara de Bacabeira.