Pesquisa de intenção de votos para a corrida eleitoral pelo governo do Maranhão, coloca a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) como ‘primeira’ com 22,8% das intenções de voto. Entretanto, a quantidade de eleitores que pretende votar em ‘Nenhum’ supera os pretensos eleitores da emedebista, com 24,6%.

Os números se referem à pesquisa estimulada (em que os nomes do candidato são apresentados ao entrevistado) e espontânea realizada pelo Datailha e divulgada nesse final de semana pelo Jornal Pequeno.

Segundo os dados, o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) é o melhor colocado do grupo do governador Flávio Dino (PCdoB) na espontânea – quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados.

A essa altura do período pré-eleitoral, faltando pouco mais de um ano para o pleito de 2022, esse é o levantamento mais importante, conforme analistas políticos, porque reforça a ideia do chamado voto consolidado.

De acordo com a análise, Flávio Dino, que não será candidato a governador, mas a senador, aparece com 9,1%; Roseana Sarney, que é da oposição, tem 7,7%; Carlos Brandão surge com 4,3%.

O senador Weverton Rocha (PDT), que tem 3,6%, está atrás, ainda, de Lahesio Bonfim (4,2%) e até de Roberto Rocha (3,8%). Josimar Maranhãozinho tem 1,4%.

Roseana lidera

Líder na espontânea, a ex-governadora Roseana (MDB) também aparece na frente na estimulada, com 22,8%.

Neste cenário, Weverton Rocha e Carlos Brandão estão tecnicamente empatados, com 13,3% e 11,9%, respectivamente.

Avaliação

O levantamento mostrou que o governador Flávio Dino tem 58,1% de aprovação enquanto o presidente Bolsonaro tem 59,3% de desaprovação.

Dados

A pesquisa ouviu, entre os dias 10 e 12 de junho, 2.179 eleitores. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.