O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon-MA) divulgou, nesta quinta-feira (28), pesquisa de preços de 61 itens carnavalescos vendidos em sete estabelecimentos de São Luís, realizada entre os dias 15 e 21 de janeiro (veja aqui).

A lista traz preços de produtos vendidos no período como máscaras, fantasias, enfeites e espumas. Segundo o Procon, a equipe de fiscalização encontrou variação de até 376,52% no valor dos itens pesquisados.

Os primeiros lugares ficaram com a máscara de gorila com cabelo, em látex, da marca “Spook”, seguida da fantasia da personagem “Branca de Neve”, da marca “Sulamericana” e da fantasia de “Pirata”, também da marca “Sulamericana”, respectivamente.

O presidente do órgão, Duarte Júnior, acredita que o uso da pesquisa é uma forma de incentivar o consumidor a buscar pelo melhor preço e evitar o endividamento, contribuindo para o planejamento familiar.

“A pesquisa de preço é um instrumento importante, pois leva aos consumidores informação sobre as variações praticadas, contribuindo para a redução dos gastos neste período e incentivando o planejamento familiar, prevenindo o superendividamento”, disse.