Desde o início desta semana, o vereador Paulo Victor (PCdoB), tem publicado em suas redes sociais e espalhado pelos principais pontos de São Luís um movimento denominado #vaidarcerto. O bordão ganhou as ruas da capital maranhense dias depois do parlamentar viralizar nas redes sociais em foto resgatando tartaruga em praia da cidade.

Neste sábado, dia 17 de julho, em um artigo publicado no Jornal Pequeno, o vereador ludovicense resolveu contar a história por trás da campanha #vaidarcerto, inspirada no bordão criado pelo presidente da Unimed Fortaleza, Elias Leite.

‘Se tanta coisa ruim – de insulto, preconceito, cancelamento -, viraliza, não vale a pena viralizar o que traz união e fraternidade?’, questionou Paulo Victor na publicação do matutino.

Vai dar certo  

 Na pandemia, a vulnerabilidade humana foi exposta de maneira intensa e estimulou o exercício da empatia, em que pessoas são conduzidas a se reconhecerem no lugar dos outros.  

 Mas ainda teve gente capaz de furar a fila da vacina. Pessoas sem nenhuma consciência de sociedade que, pensando exclusivamente em si, ignoraram qualquer valor ético para garantir a imunização antes dos grupos prioritários. Mas a punição vem. Sempre vem. 

 E, mesmo com tanto caos no Maranhão, assim como há em todo o país, temos avançado muito. O governo do Estado tem sido referência no combate à Covid-19, e já podemos perceber que dias melhores, realmente, virão.  

 E em Fortaleza, embora haja um bombardeio diário de notícias tristes e que incitam pessimismo em relação à saída do Brasil da pandemia, uma mensagem tem proporcionado, a cada dia, uma grande dose de otimismo e esperança aos cearenses: “Vai dar certo”.

 Apenas três palavras, mas que, somadas, multiplicam convicção e paz de espírito. Como disse o filósofo Heráclito, “nada é permanente, exceto a mudança”. E isso é um combustível para acreditar, se manter firme e seguir, pois não há mal que dure para sempre e nada como um dia após o outro. Clichês que abrandam o coração.   

 A frase otimista, carregada de fé e tão necessária em nossos dias, é uma inspiração do médico Elias Leite, presidente da Unimed Fortaleza. Ele tem postado vídeos em suas redes sociais relatando a situação dos hospitais da rede, de médicos e alertando para os cuidados sanitários. Com isso, o comércio local de Fortaleza e muita gente aderiram de forma espontânea e estão estampando essa frase em suas fachadas. A cidade respira sentimento renovador. 

 Com isso, também quero incentivar essa corrente positiva em São Luís, porque eu acredito que #VaiDarCerto. Essa semana mesmo, com minha equipe, distribui alguns cartazes pela cidade em diversos pontos de grande movimento.  

 Agora, estou em contato com empresários que já me buscaram pelas redes sociais para aderirem à campanha. Eles vão colocar em suas fachadas cartazes com a frase #VaiDarCerto, material que mandei imprimir com recursos próprios.  

 O bar e restaurante Estrela Dalva, localizado na avenida Litorânea, e a concessionária RL Veículos, na avenida São Luís Rei de França, foram as primeiras empresas a entrarem em contato, após publicação que fiz sobre a campanha, e se colocaram à disposição para nos ajudar. Outros empresários também estão nos procurando.  

 Se tanta coisa ruim – de insulto, preconceito, cancelamento -, viraliza, não vale a pena viralizar o que traz união e fraternidade? Quero aumentar essa corrente para somarmos força e enfrentarmos, de cabeça erguida, essa luta até o fim, e, mais do que isso: enxergar que essa fase indesejada e de tantas incertezas se encerrará. Novos momentos, bons e ruins, virão, é de contradições que a vida é constituída. Mas com sentimentos renovados e ainda mais vontade de vencer, vamos superar obstáculos e nos tornarmos cada vez melhores.

Paulo Victor
Vereador de São Luís

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.