A Universidade de São Paulo (USP) está no primeiro lugar do Ranking Universitário Folha (RUF) 2024, divulgado nesta segunda pelo jornal Folha de S.Paulo. É o quarto ano seguido que a instituição, vinculada ao Governo do Estado, alcança o topo da lista organizada pelo veículo de comunicação.

A segunda colocada é a Unicamp, seguida no Top 10 pela UFRGS, UFRJ, UFMG, Unesp, UFSC, UFPR, UnB e UFPE. Das maranhenses, a UFMA aparece no 55º lugar. Seu melhor vetor é o Ensino (57º) e o pior, a Pesquisa (61º). A UEMA está em 140º, sendo apenas a 169º em Ensino. A Uniceuma está apenas na 158º posição e a Uemasul figurou na 196º colocação.

O blog do Isaías Rocha levantou que os melhores cursos avaliados da UFMA são Geografia (19°), Artes Plásticas e Visuais (22°), Engenharia Elétrica (23°), Física (28°), Ciências Sociais (29°), Direito (33°) e Psicologia (33°). Os piores são Ciências Contábeis (77°), Computação (78°), Enfermagem (78°), Agronomia (125°), Medicina (96°) e Administração de empresas (161°).

Cinco dimensões

O ranking é realizado pela Folha de S. Paulo anualmente, avaliando 40 cursos de universidades, centros universitários e faculdades do país. O ranking é realizado pela Folha de S. Paulo anualmente, avaliando 40 cursos de universidades, centros universitários e faculdades do país.

O RUF avalia as universidades em cinco dimensões principais:

– Pesquisa (42% do peso total) – considera indicadores como número de publicações, citações, bolsistas do CNPq, teses defendidas e recursos captados;

– Ensino (32%) – abrange a opinião de docentes, desempenho no Enade, regime de trabalho e qualificação do corpo docente;

– Mercado (18%) – avalia a preferência de contratação de profissionais de RH entrevistados pelo Datafolha;

– Internacionalização (4%) – mede citações internacionais e publicações em coautoria com instituições estrangeiras;

– Inovação (4%) – reflete o número de patentes e parcerias com empresas.

São Paulo domina ranking

Entre as particulares, as três primeiras são PUC, do RS, RJ e PR. Todas bem longe da USP, a melhor em quatro de cinco indicadores e seguida da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). As estaduais de São Paulo ainda levam o sexto lugar com a Unesp (Universidade Estadual Paulista), desbancando as federais.

Com a melhor nota na classificação geral, a USP lidera em 33 das 40 carreiras avaliadas, como Direito, Administração e Psicologia. O levantamento, que está na décima edição, avaliou 203 instituições públicas e particulares brasileiras considerando as carreiras com maior demanda entre os estudantes.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com