A Promotoria de Defesa do Consumidor abriu cinco inquéritos civis para cobrar das operadoras de telefonia e internet mais qualidade na prestação de serviços aos consumidores em São Luís.
As quatro principais operadoras de telefonia e mais uma empresa de TV por assinatura e internet são investigadas pela Promotoria do Consumidor no Maranhão.
Segundo a promotora Lítia Cavalcanti, a ideia do órgão é reunir o maior número de provas contra as empresas e, também, os posicionamentos delas, com o objetivo de cobrar responsabilidades na Justiça em ações civis públicas.
“Nós abrimos os quatro para poder apurar não só a questão da prestação de serviço, que é péssima, mais também a questão da publicidade. Você vê que há um estímulo do consumidor para que ele adquira os pacotes através de uma propaganda massiva e todos os tipos de mídia, mas que quando você verifica, tanto que nós estamos investigando isso também, quando você verifica o que é oferecido e o que exatamente você usufrui não corresponde”, explicou a promotora.
A titular da Promotoria pontua que o consumidor não é obrigado a aceitar os serviços de má qualidade impostos pelas empresas de telefonia e que a partir do momento que o consumidor reclama os seus direitos a empresa se vê obrigada a investir na melhoria dos seus serviços.
“O consumidor pode ter a opção de dizer ‘eu não compro nenhum pacote dessa operadora’. No momento que isso passa a acontecer há uma migração imediata para outras operadoras e aquela operadora que presta um péssimo serviço comprovadamente e que todos nós conhecemos ela vai ter uma despesa, ela vai ter um prejuízo muito grande e ela passa a investir na melhoria dela”, finalizou a promotora Lítia Cavalcanti.