“Diálogos Penais” permite que a cada edição um profissional vá até a sala de aula ou faculdade para ministrar uma palestra sobre conteúdo da disciplina aplicada
Por considerar que todo profissional tem sua história de sucesso, a professora do curso de Direito da Faculdade Pitágoras, Patrícia Barros, criou um método que ajuda seus alunos a aprender com experiências práticas. Para isso, a educadora que também é advogada militante, lançou o projeto “Diálogos Penais”, uma iniciativa que permite que a cada edição um profissional convidado vá até a sala de aula ou faculdade para ministrar uma palestra sobre conteúdo da disciplina aplicada.
Em entrevista ao portal Rádio Noticia Maranhão, Patrícia Barros destacou que o objetivo do projeto multiprofissional é incentivar os alunos na pesquisa, leitura e produção científica.
“A ideia do projeto surgiu com o proposito de realizar um encontro uma vez por mês com profissionais convidados da aérea penal e afins para propor um diálogo com os alunos para desenvolver neles um estimulo para pesquisa, leitura e produção científica”, destacou.
Além da proposta de experiências práticas, o projeto ‘Diálogos Penais’ também trabalha a responsabilidade social na sala de aula. A cada palestra, existe uma arrecadação de alimentos doados pelos próprios alunos para ajudar as comunidades carentes com entrega de cestas básicas.
O primeiro encontro que aconteceu, no dia 26 do mês passado, teve como tema: “A eficiência do método APAC no Maranhão”. A palestrante desta edição foi supervisora das APACS no estado, Rayanna Araújo.
PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS
A idealizadora da iniciativa explicou ainda que ao final do ano será publicado um livro com os trabalhos científicos dos acadêmicos a partir de uma visão crítica de cada palestra realizada ao longo do período. A publicação com os artigos elaborados pelos alunos estará sob a coordenação da própria educadora.
DESCONTO EM LIVRARIA
O projeto inovador desenvolvido pela professora Patrícia Barros despertou a atenção da Livraria Themis, que resolveu apoiar a proposta. Para isso, cada aluno que participa dos encontros ganha um certificado que serve para obter desconto na compra de qualquer livro livraria. Além disso, o certificado de participação também ajuda na soma dos pontos nas horas de atividades extra-curriculares.
A segunda edição do projeto acontecerá nesta terça-feira (30), onde a Coronel Augusta Andrade, Comandante de Segurança Comunitária e Coordenadora Estadual da Patrulha Maria da Penha, explanará sobre: “Violência doméstica contra mulher e as atividades da Patrulha Maria da Penha”. Poderão participar os alunos de todas as áreas. Os interessados deverão comparecer ao Teatro Zenira Fique da Faculdade Pitágoras a partir das 19h.
SERVIÇO
O QUÊ? “Diálogos Penais” 2ª edição com tema Violência doméstica contra mulher e as atividades da Patrulha Maria da Penha
QUANDO? Hoje, terça-feira, 30 de abril.
ONDE? Teatro Zenira Fique, na Faculdade Pitágoras.
HORÁRIO? A partir das 19h.