Quem respira o Carnaval de rua em Bacabeira sabe que um dos blocos mais organizados é “Os Raparigueiros”, da comunidade Peri de Cima, em Bacabeira. Mas, para além da organização, o bloco que surgiu em 2005 se insere, política e socialmente, na história da folia do município.
Prestes a completar duas décadas, o grupo carnavalesco coleciona vivências e visões, sempre traduzidas por seu fundador, Herbenilson Santos Caíres, mais conhecido por Herbinho.
Em entrevista ao blog, o produtor cultural falou sobre a história do bloco e afirmou que usa uma forma bem criativa para ajudar a arrecadar dinheiro para colocar a brincadeira na rua.
De acordo com Herbinho, uma das saídas viáveis é a realização de diversos eventos ao longo do ano para arrecadar recursos que contribuem para que “Os Raparigueiros” sobrevivessem nesses 14 anos de fundação. O dinheiro arrecadado, segundo ele, é utilizado para suprir as despesas da brincadeira.
“O bloco surgiu em 2005 e desde então sobrevive através da arrecadação dos eventos realizados ao longo do ano”, revelou.
A forma que o bloco “Os Raparigueiros” encontrou para se manter ao longo dessa trajetória contrapõe à do fundador do bloco Pito no Lixo que acha que folia deve ser feita apenas com dinheiro público.