A Polícia Civil do Maranhão abriu inquérito para investigar a participação de menores de idade em uma festa realizada no bairro São Cristóvão, na madrugada deste domingo 18, no mesmo o local onde já havia sido estourada uma festa do Bonde dos 40 no ano passado. Baseada em denúncias anônimas informando que a comemoração estava sendo promovida e contava com a participação de integrantes da mesma facção criminosa, a Polícia Militar efetuou a condução de 180 pessoas, sendo 60 menores de idade.
Embora no local tenha sido encontradas bebidas alcoólicas e uma quantidade de entorpecentes, como merla e crack, após interrogatório e pesquisa dos nomes dos adultos no sistema informatizado da Secretaria de Estado da Segurança (SSP) do Maranhão, foi constatado que nenhum deles possui qualquer passagem pela polícia e registro ou ligação com a facção.
Todos foram liberados na manhã desta segunda-feira 19. Os menores também foram ouvidos e, na companhia de seus responsáveis, também foram liberados.
Sobre a operação, diretor da Superintendência Especial de Investigação Criminal (Seic), delegado André Gossain, explicou que o evento estava irregular pela permanência de menores em espaço onde havia consumo de bebida alcoólica, além de drogas. O inquérito foi encaminhado à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).