Os impactos do novo coronavírus em diversas áreas fizeram com que a Prefeitura de Bacabeira, distante a 58 km de São Luís, instalasse um comitê de crise para debater a situação. Neste sábado (18), o colegiado criado pela prefeita Fernanda Gonçalo, emitiu nota para criticar notícias falsas, principalmente em um momento de combate à epidemia do coronavírus, e defendeu a necessidade de narrativas baseadas em fatos, não em fake news.

O comunicado diz que todas as medidas são baseadas em evidências científicas recomendadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ministério da Saúde (MS) e Organização Mundial da Saúde (OMS) e afirma que “qualquer informação, que não seja proveniente dos órgãos públicos oficias ou de seus meios de comunicação, não merece qualquer credibilidade”.

Por fim, o documento diz “que não há qualquer interesse em esconder da sociedade, casos confirmados de coronavírus” e ressalta que, “as informações divulgadas devem está rigorosamente de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde, da OMS e da própria constituição federal, quanto ao direito à privacidade do paciente”.

N O T A       

O Comitê de Crise do Coronavírus do município de Bacabeira esclarece a população que desde o inicio da pandemia, a administração municipal tem adotado todas as medidas recomendadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ministério da Saúde (MS) e Organização Mundial da Saúde (OMS) para diminuir os efeitos da COVID-19 no município, tanto antes da existência de paciente infectado, como agora, depois da confirmação do primeiro caso.

Por tanto, pede a colaboração de toda população para combater neste momento de crise, a propagação e disseminação das FAKE NEWS, uma vez que a divulgação de noticias falsas em nada contribui para o êxito desta batalha que mobiliza o planeta.

Esclarece ainda, que qualquer informação, que não seja proveniente dos órgãos públicos oficias ou de seus meios de comunicação, não merece qualquer credibilidade.

É importante lembrar, que não há qualquer interesse em esconder da sociedade, casos confirmados de coronavírus. No entanto, as informações divulgadas devem está rigorosamente de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde, da OMS e da própria constituição federal, quanto ao direito à privacidade do paciente.

O momento é de união, esta luta é de todos nós!

Bacabeira – MA, 18 de Abril de 2020

COMITÊ DE CRISE DO CORONAVÍRUS

#FIQUEEMCASA