Marido dela chegou a gravar um vídeo para desmentir fake news e esclarecer toda a situação

Paralelamente à propagação do novo coronavírus, outro tipo de surto que também apresenta risco potencial à saúde pública vem chamando à atenção em Bacabeira, município distante a 58 km de São Luís: é a ‘fakedemia’, como está sendo chamado no lugar. Trata-se da difusão massiva de desinformação, mentiras e rumores sobre casos de infecção por Covid-19, comprometendo o acesso a dados reais com respaldo de autoridades sanitárias do município. O crescimento vertiginoso das notícias falsas, hoje conhecidas como fake news, aumentou ainda mais depois da confirmação do primeiro caso em território bacabeirense.

O casal Nivea e Miguel Lima, que moram no distrito de Peri de Baixo, foi vítima da ‘fakedemia’ na cidade. Após rumores de que os dois haviam contraído o temido vírus se espalharem nos grupos de aplicativos de troca de mensagens, Nivea usou as redes sociais para desmentir o fato. Em um grupo de WhatsApp, ela tratou de esclarecer o assunto.

“Nem eu, nem meu esposo estamos com a covid-19. Estamos gripados, mas não com a covid, graças à Deus”, revelou Nivea, informando ainda que uma equipe de saúde do município esteve em sua casa realizando a coleta para realização do exame, mas que os resultados foram negativos. Ela fez questão de agradecer a prefeita Fernanda e o Capitão Lucas.

“Quero agradecer ao senhor nosso Deus, a nossa prefeita Fernanda Gonçalo, que de imediado ordenou para que fosse realizado esse teste e ao Capitão Lucas [que esteve no comando da Secretaria de saúde] também dando todo apoio e dedicação”, completou.

A vítima de boatos aproveitou para condenar a disseminação das fakes news e faz uma espécie de desabafo. “Enquanto uns se preocupam em ajudar e acolher, tem outros que matam sem ao menos a pessoa está doente”, declarou.

O marido dela – Miguel Lima – também chegou a gravar um vídeo para desmentir a fake news e esclarecer toda a situação. No material, compartilhado em alguns grupos do município, ele destaca o apoio dos amigos e voltou a agradecer a chefe do executivo bacabeirense. Confira!

CONSEQUÊNCIAS DAS FAKE NEWS
Você já pensou nas consequências antes de compartilhar uma mensagem na rede social? Você realmente sabe se o que tem em mãos se trata de verdade ou boato? São perguntas que necessitam de uma reflexão, ainda mais em um mundo que convive diariamente com as chamadas “Fake News”. Uma mentira repassada em um grupo de Whatsapp ou em uma página de internet pode trazer sequelas seríssimas na vida das pessoas e o responsável por ela pode responder por crime contra a honra.