O vereador Marcial Lima, líder do PEN na Câmara Municipal, exaltou as belezas naturais e o patrimônio histórico de São Luís em pronunciamento no qual homenageou a cidade pelos seus 405 anos de fundação. O parlamentar também alertou para problemas da capital maranhense, como poluição das praias, tratamento inadequado do lixo e para a imagem negativa que muitos turistas levam da cidade por causa dos múltiplos exemplos de descaso do poder público.
“É nosso dever, como homem público, reivindicar, cobrar atenção para os problemas que São Luís enfrenta. Mas não posso deixar de reconhecer que o nosso centro histórico é um dos mais bonitos do Brasil e do mundo. Deus foi generoso com esta cidade”, ressaltou.
Embora reconheça a beleza do acervo colonial, o vereador fez uma crítica às autoridades públicas, que, segundo ele, não têm o devido cuidado com esse patrimônio tão precioso. Da mesma forma, enalteceu as praias da capital, sem esquecer da poluição da orla, que afasta banhistas e inibe o turismo. “As praias estão sujas por falta de compromisso político”, assinalou.
Marcial Lima também abordou a riqueza cultural de São Luís e elogiou o Carnaval. Por outro lado, lembrou que a festa foi sendo descaracterizada ao longo dos tempos. Fez referência ainda ao período junino e às manifestações folclóricas dessa época, afirmando que essas não deixam a desejam em relação a nenhuma outra em todo o Brasil.
“Que nestes 405 anos, haja uma unidade pelo desenvolvimento desta cidade e que possamos cobrar ainda mais do que é cobrado”, defendeu, citando as obras do PAC Cidades Históricas prometidas para a capital, que em sua maioria não foram executadas.