Criado para levar formação profissional às regiões do Maranhão, o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) vai reservar 80% do total de 440 vagas oferecidas para 2016 aos estudantes egressos de escolas públicas. Do total, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência e outros 15% para ampla concorrência.
As unidades em São Luís, Bacabeira (MA) e Pindaré-Mirim (MA) começam a funcionar em fevereiro de 2016, conforme garante o governo do Maranhão, e vão oferecer ensino médio integrado ao ensino profissionalizante.
Para concorrer a uma das vagas é necessário ter entre 14 e 17 anos e se inscrever no endereço eletrônico da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) até o próximo dia 4 de janeiro. Como não há provas, a classificação leva em consideração a proximidade do aluno à unidade e outros fatores.
Cursos
Em São Luís, são 160 vagas distribuídas entre os cursos de serviços jurídicos, informática, meio ambiente e eventos.
Em Bacabeira, o Iema oferta 80 vagas para o curso de logística, 40 para mineração e 40 para administração.
Em Pindaré-Mirim, a unidade terá 120 vagas distribuídas entre os cursos de agropecuária, recursos pesqueiros e serviços jurídicos.
Novas unidades
Até 2018, garante o governo, serão 23 unidades do Iema instaladas em Balsas, Carutapera, Chapadinha, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Cururupu, Dom Pedro, Estreito, Imperatriz, Matões, Paço do Lumiar, Presidente Dutra, Santa Helena, Santa Luzia, São José de Ribamar, São Mateus, São Vicente Ferrer, Tutóia e Vitória do Mearim.