O ex-prefeito Hilton Gonçalo lidera a corrida eleitoral para a Prefeitura de Santa Rita em todos os possíveis cenários. Seus índices de intenção variam de 57,3% a 75,5%, o que lhe dá a dianteira em relação a todos os outros adversários. Ele também aparece na frente na pesquisa espontânea. É o que aferiu a pesquisa pelo Instituto Conceito, que entrevistou 190 moradores no dia 26 de setembro de 2015.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, Hilton Gonçalo aparece com 57,3%, um número impressionante para quem já está com quase quatro anos fora do cargo. Em segundo lugar aparece Márcio Rezende com 5,7%, seguido pelo atual prefeito, Tim Ribeiro com 2,1%. Dr. Gaspar tem 1,6%, Márcio Muniz 1% e Talib Calvet 0,5%. Não sabem ou não responderam representam 31,8%.
Estimulada
No cenário estimulado envolvendo os três candidatos da oposição contra o ex-prefeito, Hilton Gonçalo venceria com 75,5% contra 9,9% de Márcio Rezende; 4,7% de Dr Gaspar e 2,1% do atual prefeito, Tim Ribeiro. Nulo representa 2,7% e não sabem ou não responderam 5,7%.
Em outros cenários estimulados, quando se troca Hilton Gonçalo por seus aliados políticos, todos os oposicionistas também são derrotados. No confronto entre Dr. Edvaldo e o prefeito Tim Ribeiro, o médico vence com 64,6% contra 7,3% do atual gestor. Nulo representa 14,6% e não sabem ou não responderam 13,5%.
Se for colocado o atual vice-prefeito, Ariston contra o Tim Ribeiro, o primo de Hilton Gonçalo vence com 58,9% contra 7,8% do atual prefeito. Nulo representa 17,7% e não sabem ou não responderam 15,6%.
O Instituto Conceito ainda estimulou cenários com Dr. Edvaldo e Ariston contra Márcio Rezende, Dr Gaspar e Ivo, e em todos ficou comprovado que seja Hilton Gonçalo ou qualquer um que seja indicado por ele sairá vencedor das eleições.
Rejeição
A rejeição aferida pela pesquisa apontou que 78,6% da população de Santa Rita não vota de jeito nenhum no prefeito Tim Ribeiro (PRB); 7,3% no Ivo; 5,7% no Márcio Rezende; 2,1% no vice-prefeito Ariston; 1% em Hilton Gonçalo; 1% em Dr Edvaldo; 1% em Dr. Gaspar e não sabem ou não responderam representa 3,1%.
Veja os gráficos: