Os guardas municipais de Bacabeira decidiram paralisar as atividades até que suas reivindicações sejam atendidas. Os servidores realizaram um protesto enfrente à sede da Prefeitura, no Centro.
De acordo com informações obtidas pelo blog, a manifestação ocorreu depois que o prefeito Alan Linhares (PTB), começou a tomar medidas que vieram a prejudicar vários destes profissionais.
— Ele [o prefeito Alan Linhares] mudou a forma de trabalho da Guarda. Desde 2003, data de criação da instituição, os servidores sempre trabalharam com escala. No entanto, agora o prefeito pretende que os guardas trabalhem de segunda a sábado, — revelou um servidor em contato com o blog.
Além da medida, o prefeito bacabeirense também é acusado de ter cortado a gratificação destes profissionais.
As principais reivindicações dos servidores são o aumento do adicional de risco, plano de carreira, piso salarial, melhoria nas condições de trabalho,viatura nova para auxiliar nas rondas, novos fardamentos e equipamentos.
Os servidores exigem também que os cargos de comando da Guarda Municipal sejam ocupados por servidores de carreira da própria instituição. Atualmente, de acordo com a categoria, essas funções são exercidas por militares reformados da Polícia Militar (PM).