Com uma homenagem ao Teatro Artur Azevedo, a Favela do Samba conquistou o título de campeã do Carnaval 2017 de São Luís. A conquista foi garantida na noite desta quarta-feira (1º), após a apuração dos votos acirrada no Teatro da Cidade, no Centro. Este ano, a escola de samba veio com o enredo “União… São Luís… Artur Azevedo… um templo do povo… O templo do carnaval”.

Este é o 17º título da escola em 67 anos. Com o título, a Favela se torna a escola que mais venceu as competições do carnaval em São Luís. A Turma do Quinto vem logo atrás, com 15 títulos conquistados.

A apuração foi realizada na tarde desta quarta-feira (1º), no Teatro da Cidade, no Centro de São Luís. O acesso ao teatro foi liberado apenas aos dirigentes agremiações e à imprensa devidamente credenciada e contou com a presença da Guarda Municipal, da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT).

As escolas de samba foram avaliadas em nove quesitos: alegorias e adereços, bateria, comissão de frente, enredo, evolução e conjunto, fantasia, letra do samba, melodia, mestre sala e porta bandeira. Já os blocos tradicionais e blocos organizados foram avaliados em cinco quesitos Ritmo, letra, fantasia, melodia e desfile.

Veja a classificação final das escolas de samba:
1º – Favela do Samba – 239,7
2º – Turma do Quinto – 239,2
3º – Flor do Samba – 239
4º – Império Serrano – 238,4
5º – Turma de Mangueira – 238,4
6º – Marambaia do Samba – 237,8
7º – Terrestre do Samba – 234,2
8º – Mocidade Independente da Ilha – 231,5
9º – Túnel do Sacavém – 231,4
10º – Unidos de Fátima – 233,7 (penalidade de cinco pontos)
11º Unidos de Ribamar – 231,9 (penalidade de 10 pontos)

Blocos tradicionais e organizados
Entre os blocos tradicionais, “Os Reis da Liberdade” foi o campeão. Com 145,7 pontos, a agremiação superou o “Os Tremendões”, que ficou em segundo lugar pelo segundo ano consecutivo. É o 1º título do bloco, que representa a comunidade da Liberdade.

Na disputa do Grupo B dos blocos tradicionais, “Kambalacho do Ritmo” conquistou o título deste ano, seguido dos blocos “Os Coringas” (2º lugar) e “Fênix” (3º lugar). Os três blocos assumem os lugares de “Os Guardiões”, “Vinagreira Show” e os “Gladiadores” que acabaram sendo rebaixados este ano.

Já a “Turma do Saco” foi o bloco organizado campeão deste ano, superando a Vila Izabel, que ficou em segundo, e os Dragões da Madre Deus, em terceiro. Os Liberais e Mocidade de Fátima ficaram em 4º e 5º lugar, respectivamente.

Veja a classificação final dos Blocos Tradicionais (A e B) e Organizados:

GRUPO A
BLOCOS TRADICIONAIS

1º Os Reis da Liberdade
2º Tremendões
3º Os Vampiros
4º Príncipe de Roma
5º Os Feras

GRUPO B
BLOCOS TRADICIONAIS

1º Cambalacho do Ritmo
2º Os Coringas
3º Fênix
4º CIA do Ritmo

BLOCOS ORGANIZADOS
1º – Turma do Saco
2º Vila Isabel
3º – Dragões da Madre Deus
4º – Os Liberais
5º Mocidade de Fátima