O número de empresas que funcionam sem o alvará no município de Balsas, a 810 km de São Luís, ainda é considerado grande. Segundo o Departamento de Tributos de Balsas, 80% das empresas instaladas na cidade não possuem o alvará.
O alvará, que pode ser um documento ou declaração que garante a autorização de funcionamento para qualquer tipo de empresa ou comércio, ainda é visto pelos empresários de Balsas como um empecilho, de acordo com o Departamento de Tributos.
O diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Balsas, Manoel Santos, diz que é preciso esclarecer as dúvidas para quem trabalha com o comércio a fim de reduzir a ilegalidade. “Tem muita gente que tem muita dúvida com relação a tais assuntos. Então, nós CDL fazemos isso e qualquer assunto que se refere ao comércio ou a população procuramos as pessoas do setor responsável para que venha e esclareça e tire as dúvidas da população”, explica.
Daniel Pereira, assistente de uma loja que funciona cerca de três anos em Balsas sem alvará, afirma que o estabelecimento irá se adequar as exigências do mercado. “Os fiscais aqui já vieram nos visitar e estamos nos adequando para receber o alvará”, finaliza.