Romualdo atuou por duas décadas na Câmara e teve trajetória política consolidada

O vice-prefeito de Bacabeira, Antônio Romualdo Barbosa Oliveira – o Romualdo, morreu na manhã desta segunda-feira (25/9) depois de uma longa batalha contra um câncer gástrico. Ele tinha 66 anos e estava internado no Hospital Aldenora Bello (HCAB), em São Luís, após complicações no seu quadro de saúde. O vice-prefeito deixa esposa e filhos.

Ele vinha afastado do cenário político, após descobrir a doença e iniciar o tratamento. Romualdo, que nasceu no povoado Gameleira, teve uma brilhante trajetória política no município bacabeirense. Era tido pelos próprios aliados como um ‘vice dos sonhos’, pelo seu perfil conciliador.

Antes de ser vice-prefeito, ele atuou como vereador por duas décadas e foi presidente da Câmara de Bacabeira por três vezes consecutivas, entre os biênios 2011-2012, 2013-2014 e 2015-2016.

Trajetória consolidada

A trajetória política de Romualdo se confundiu com a própria história do município que completará 29 anos de emancipação no próximo mês de novembro. Não é à toa que foi eleito para o seu primeiro mandato no Legislativo na eleição de 2000, quatro anos depois da primeira eleição no município, em 1996.

Desde essa época, ele estava na vida pública. Até o pleito de 2020, tinha perdido apenas a eleição de 96. Naquele ano, fazia sua estreia na disputa para o cargo de vereador pelo PSD, mas não obteve êxito no período, conquistando apenas a suplência com 94 votos. Foi eleito para seu 1º mandato quatro anos depois, no pleito de 2000, onde conquistou 212 votos. De lá para cá, não perdeu mais nenhuma disputa.

Em 2020, Romualdo foi escolhido como vice na chapa da prefeita Fernanda Gonçalo (PMN), após uma costura realizada junto aos vereadores e partidos que deram sustentação ao projeto da prefeiturável do PMN. Na época, alguns nomes chegaram a ser sondados para compor a chapa, mas prevaleceu a escolha por aquele com trajetória política consolidada.

Vice-prefeito era tido como um politico de perfil conciliador

Prefeitura decreta luto

A prefeitura manifestou pesar e decretou luto oficial de três dias no município. Em publicação divulgada no perfil oficial do Instagram, a gestão municipal, representada pela prefeita Fernanda Gonçalo, “presta os seus mais sinceros sentimentos e se solidariza com os familiares pela perda deste político que deixou um legado de carinho e amizade”.

A postagem, que deseja solidariedade à família e amigos do vice-prefeito, destaca ainda que “Romualdo deixará muitas saudades em todos com quem conviveu e cativou, reforçando os votos de pesar pela grande perda e agradecimentos à imensa dedicação e excelente trabalho prestado ao município de Bacabeira”. (Leia a nota completa abaixo)

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com