Vereadores de Bacabeira em busca de soluções para mau cheio em aterro sanitário (Foto: Divulgação)

O presidente da Câmara de Bacabeira, Capitão Lucas (UB), acompanhou nesta sexta-feira (31), uma visita de vereadores do município à Central de Gerenciamento Ambiental (Titara) para discutir soluções para antigos problemas que têm afetado a população bacabeirense.

Além de Capitão Lucas, fizeram parte da comitiva os vereadores Dino Neto (PMN), Jefferson Calvet (PSC) e Ademir Castro (PMN), bem como a secretária adjunta de Educação, Ruberlania Cantanhede.

A comitiva foi recebida pelo diretor operacional da empresa, Jeferson Martins e pelo diretor comercial, Fernandes, que apresentaram aos convidados as dependências do empreendimento, inclusive, apresentando dados e fatos para comprovar o bom funcionamento do empreendimento.

No ato, o chefe do Legislativo explicou aos executivos que o intuito da reunião era discutir a situação do mau cheiro do lixo que tem incomodado principalmente as comunidades próximas ao aterro sanitário administrado pela empresa.

“Temos recebido constantes reclamações de moradores quanto ao cheiro forte de lixo no aterro sanitário. O primeiro a ser cobrado pela população é o vereador. Por isso, estamos aqui em busca de uma solução para esses e outros problemas que afetam nosso povo”, explicou Capitão Lucas.

Além do forte odor que tem incomodado principalmente as comunidades próximas ao aterro sanitário, também foi debatido na reunião um controle para derramamento indevido de chorume (líquido de lixo decomposto) devido ao transporte inadequado de resíduos pelas vias do município.

Encaminhamentos

Ao final da agenda de trabalho, os vereadores cobraram providências da Titara, que se prontificou a implementar uma série de medidas nos próximos 30 dias para mitigar os problemas apontados. Para avaliar o progresso das medidas adotadas, foi marcada uma nova reunião que será realizada para discutir as ações que visam inibir o odor.

 

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar