Em um depoimento prestado à Delegacia Especial da Mulher de São Luís, a vereadora Aurinete Freitas Almeida (MDB), do município maranhense de Arari, acusou um colega de Câmara Municipal, durante uma sessão realizada no último dia 02 de julho, de agressões verbais e quase física. O vereador citado pela parlamentar é Benedito de Jesus Abas Filho – o Cabito Abas (DEM), mas ele não foi localizado para comentar a denúncia.
“No último dia 02 de julho de 2021, quando de uma reunião extraordinária no plenário da Câmara, no momento em que a comunicante deu início a um pronunciamento, o mencionado vereador levantou-se, dirigiu-se até ela e afirmou que não suportava estar no mesmo local que ela, afirmando também que iria dar início a um processo, visando a cassação da parlamentar. Esta respondeu dizendo que o mencionado vereador poderia fazê-lo, tendo ele em seguida empurrado a comunicante e saído de imediato do local esbravejando”, destaca trecho do Boletim de Ocorrência registrado no dia 11 deste mês, sob nº 137981/2021.
DOCUMENTO
Clique aqui e baixe o Boletim de Ocorrência registrado na Delegacia da Mulher de São Luís
Segundo o comunicado policial, a agressão teria ocorrido logo após a parlamentar propor uma investigação para apurar possíveis desvios de verbas públicas praticados pela gestão anterior. Contrário à investigação, o parlamentar se dirige a colega de plenário de forma truculenta, com a intenção de intimidá-la, para que ela desistisse da investigação.
Segundo relatos de moradores e vereadores que não quiseram se identificar, Cabito Abas é acostumado a agredir pessoas da comunidade tanto fisicamente como psicologicamente. A Delegacia da Mulher deve abrir procedimentos para apurar o caso.
Cabito é pai da promotora Nayma Abas, que é coordenadora Geral das Promotorias de Justiça de Improbidade Administrativa da Comarca de São Luís. Se as denúncias forem comprovadas, o parlamentar pode responder a processos na Justiça podendo, inclusive, perder o mandato por quebra de decoro parlamentar.
Nota: (Versão anterior desta reportagem se referiu à vereadora Aurinete Freitas, Coordenadora Geral das Promotorias de Justiça de Improbidade. Na verdade, é o vereador agressor que é pai da promotora Nayma Abas, Coordenadora Geral das Promotorias de Justiça de Improbidade Administrativa da Comarca de São Luís. O texto foi corrigido).
Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.