Por ocasião da revisão do Plano Diretor da cidade de São Luís, que está há 15 anos sem atualização, setores do poder público municipal, vereadores e instituições têm se mobilizado para analisar e debater esse processo, que tem se dado de maneira participativa desde o ano passado.

No entanto, o secretário de Indústria e Comércio (SEINC), Simplício Araújo (SD), que é pré-candidato ao governo, tenta faturar com o tema. Em outdoors espalhados na capital, o secretário disse que “sem atualização do plano e da lei de zoneamento, São Luís tem prejuízos financeiros, atraso e perda de milhares de empresa”.

A última atualização do instrumento de planejamento foi em 2006, mas até nisso o titular da SEINC errou na conta. Disse que já são 10 anos de atraso, quando na verdade são 15 anos sem atualização, pois o dispositivo tinha que ter sido atualizado em 2016, durante a gestão do ex-prefeito Edivaldo de Holanda – o EdeH, de quem Simplício era aliado.

Segundo observou, nesta segunda-feira (19), reportagem da Folha do Maranhão, o secretário não participou de nenhuma reunião do Plano Diretor de São Luís. “A posição do secretário até seria válida, se ele não estivesse usando do assunto para promover politicamente”, completou a publicação.

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.