No segundo dia de greve, vereadores questionaram o secretário Diego Baluz (Foto: Fabricio Cunha)

Depois de tentar adiar a sessão de convocação, o secretário de Trânsito e Transportes de São Luís, Diego Baluz, compareceu à Câmara Municipal de São Luís para prestar esclarecimentos aos vereadores sobre os custos do sistema público de transporte. A sessão ocorreu devido a um requerimento do vereador Marquinhos Silva (DEM) que foi aprovado por unanimidade na Casa na sessão da quarta-feira, 16.

A audiência durou mais cinco horas e o clima na Câmara foi tenso. Os vereadores reclamam do titular da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) que não trouxe a planilha de custos completa para apresentar aos parlamentares. Segundo Diego Baluz, não houve tempo hábil para reunir os 50 itens que compõem a planilha.

A argumentação do secretário, no entanto, foi criticada pelo autor do requerimento da convocação. De acordo com Marquinhos Silva, a Prefeitura de São Luís paga cerca de R$ 93 mil por mês para empresa de consultoria que é responsável por reunir os dados sobre o sistema público de transporte.

Pressão

Sem dados completos da planilha de custos, os vereadores passaram a pressionar Diego Baluz por informações em relação ao contrato e sobre a fiscalização dos serviços prestados pelas empresários.

Com a pressão, o titular da SMTT passou a falar sobre ações da gestão de Eduardo Braide (Podemos) como asfaltamento de 50 quilômetros de vias na capital.

Os vereadores se revoltaram e reclamaram que Baluz estava somente fazendo “propaganda do governo de Braide”.

Aliados

Os aliados do prefeito Eduardo Braide tentam minimizar a falta de dados da SMTT e depositam a culpa de todos os problemas no sistema público de transporte à licitação feita na gestão de Edivaldo Júnior (PSD). Outro argumento dos governistas é de que o tempo foi curto para que todos os dados fossem reunidos e organizados.

Prazo

Ao final da reunião ficou acordado que a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes terá 10 dias para apresentar não somente a planilha de custos, mas também outras documentações solicitadas por parlamentares, e ainda manifestação acerca da criação de um Grupo de Trabalho que discutirá o Transporte da Capital.

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