O prefeito Eudes Barros, promoveu na noite desta segunda-feira (10), reunião para tratar de assuntos relacionados à segurança nas escolas da rede pública municipal, estadual e da rede privada de Raposa. O intuito é intensificar a adoção de medidas protetivas, em decorrência de casos de ataques a alunos e professores, registrados nas últimas semanas no país.
O encontro, que ocorreu na sede do Núcleo de Formação Continuada (NUFOC), contou com a participação da secretária de Educação, Verismar Gomes; da sua adjunta, Francisca Trindade; do Comandante do 40° Batalhão da Polícia Militar (BMP), Tenente Coronel Serra; da Comandante da Guarda Municipal, Rafaela Neves; do Subcomandante da Guarda Municipal, Francinildo Souza; e dos gestores das escolas do município.
Na ocasião, foram apresentados a Portaria n° 047 de 2023, e o Decreto N° 120, de 10 de abril de 2023, que objetivam coibir as ações que possam colocar a escola, professores e alunos em perigo. Dentre as ações presentes nos normativos, é possível destacar a implementação do patrulhamento nas dependências das unidades escolares, a restrição da entrada de pessoas estranhas à comunidade escolar, a constante vigilância nos portões e arredores dos estabelecimentos de ensino para prevenir todos os tipos de ocorrências no âmbito estudantil.
O gestor municipal, Eudes Barros, disse que não há registros de ameaças aos alunos, mas pontuou que o momento é necessário para evitar incidentes.
“Mesmo não havendo ocorrências ou ameaças contra nossas escolas, este encontro é necessário, pois o nosso intuito aqui é prevenir qualquer situação que provoque riscos a vida de nossos estudantes e professores. Por isso, agradeço o tão importante apoio da Polícia Militar, da Guarda Municipal, dos nossos servidores. Peço também a colaboração dos pais para que acompanhem os seus filhos, esse é um compromisso de todos nós, precisamos unir forças, tenho fé que esse momento vai passar”, disse.
O Comandante do 40° Batalhão da Polícia Militar (BMP), Tenente Coronel Serra, ressaltou que: “A Guarda Municipal e a Polícia Militar estarão cumprindo seu papel constitucional de prover a segurança pública. Para tanto, implantamos algumas medidas, como, a abordagem nas escolas, as visitas às escolas, a troca de informações com os gestores, e, sem deixar de mencionar o diálogo que precisamos promover com os pais e alunos”, ressaltou.
Para a Comandante da Guarda Municipal, Rafaela Neves, a colaboração dos pais é necessária para o enfrentamento da violência nas escolas. “Esse trabalho é de extrema importância para a prevenção de possíveis incidentes nas escolas. Por tanto, decidimos que serão realizadas rondas escolares em todo o território da cidade de Raposa, isto é, tanto na área urbana como rural. Peço que os pais se juntem a nós nesse mutirão que busca preservar a segurança”, destacou.
“Nos reunimos para apresentar medidas, pois não queremos paralisar nossas aulas, mas precisamos ter responsabilidade, cuidados com nossos estudantes e servidores. Então, lançamos ações preventivas, por meio do Decreto e Portaria, para que os alunos e professores possam ter tranquilidade, e assim minimizar esse clima de insegurança”, finalizou a secretária de Educação, Verismar Gomes.
Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.