SÃO LUÍS, 28 de abril de 2024 – A educação é a principal porta de entrada para qualquer pessoa no mercado de trabalho, mas, quando se é preto, é necessário que você se esforce mais, que se dedique mais para alcançar o seu objetivo. Sendo preto no Brasil, você tem que saber que desde pequeno vai ter que se esforçar mais e que o melhor caminho para chegar a esse topo é pela educação.
Certamente, como jovem negro, o jornalista Leandro Santos deve ter vivido isso sua vida inteira. Desde sempre teve que buscar alternativas, e buscou pela educação trilhar sua trajetória de sucesso. Foi o poder transformador da educação em sua vida que proporcionou a ele sua 2ª aprovação em concursos públicos no Maranhão.
A história de Leandro Santos com os certames foi iniciada em 2020, quando passou no primeiro concurso público da Câmara Municipal de São Luís. Ele começou atuando como repórter e depois como produtor, função essa que estava desempenhando até a última sexta-feira, 26, quando teve que pedir desligamento para iniciar uma nova trajetória.
Antes de deixar a função no Palácio Pedro Neiva de Santana, o jornalista participou de um momento com os colegas de trabalho que realizaram uma surpresa em sua despedida do Legislativo ludovicense, conforme autofotografia registrada pelo celular do repórter fotográfico Leonardo Mendonça.
Início de um novo ciclo
Na mesma data, Leandro Santos se dirigiu ao Palácio Manuel Beckman para tomar posse na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), após passar em primeiro lugar para o cargo de Técnico em Comunicação Social, no concurso da Casa. Na ocasião, ele registrou o ato que foi realizado na Diretoria de Recursos Humanos.
“Início de um novo ciclo de trabalho. Que seja leve e, acima de tudo, abençoado. Quero olhar para essas fotos e sempre lembrar de onde eu vim, onde estou e até onde posso chegar se eu nunca deixar de lado uma das coisas mais importantes nessa vida: o estudo. E que eu continue ajudando e inspirando outras pessoas que também estão em busca desse sonho e que em breve será concretizado. O Leandro de uns anos atrás teria muito orgulho do Leandro de hoje. Ah, como teria!”, declarou.
Na Casa do Povo maranhense, ele vai ser colega de trabalho de outra jornalista que deu “cara” à Câmara na TV: Eliene Pinheiro, que é sinônimo de competência, profissionalismo, elegância e referência para muitos colegas com atuação no Maranhão, estado em que a maioria da população é de pessoas negras.
Vencendo pela educação
A história do jornalista concurseiro é como a de muitos cidadãos maranhenses que só pela educação conseguiram se tornar inspiração para uma legião de jovens, que hoje, de alguma forma, mesmo que ainda bem pouco, conseguem se sentir representados, tendo como referência grandes artistas, advogados, médicos, professores, policiais, empresários, magistrados, e outros profissionais pretos, que pela educação alcançaram um lugar de sucesso em suas carreiras.
É impossível dissociar as questões socioeconômicas das étnico-raciais. Em um país que foi um dos últimos a abolir a escravidão e que depois largou as pessoas escravizadas à própria sorte, vemos que a educação é a única com poder transformador de mudar essa realidade. Que a história do nosso personagem possa inspirar outras pessoas como ele.
Trajetória profissional
Leandro Santos começou a trajetória profissional no jornal O Estado do Maranhão, ainda como estagiário, em fevereiro do no ano de 2011. No entanto, seu contrato de estágio encerrou em agosto daquele ano e teve que sair para colar grau.
Retornou para o matutino em outubro de 2011, já como repórter efetivo, e permaneceu ao longo de seis anos, saindo apenas em outubro de 2017.
Santos costuma dizer que o jornal O Estado do Maranhão foi a sua “escola profissional”. Lá foi a sua base de desenvolvimento, onde aprendeu a ter a visão de jornalista para os fatos e para a notícia.
Foi também em O Estado onde teve a oportunidade de aprimorar a sua escrita. Ao longo dos anos de trabalho, escreveu principalmente para as editorias de Cidade e Polícia, fazendo reportagens não apenas na Região Metropolitana de São Luís, mas também no interior do estado.
Foi no diário do grupo Mirante que teve a oportunidade de trabalhar com grandes profissionais que ajudaram muito no seu desenvolvimento profissional. Um deles foi o próprio Ribamar Corrêa, que na época era o diretor de redação.
Também trabalhou ao lado de Daniel Matos, que na época era o chefe de reportagem; Ana Coaracy, editora de Cidades, e Poliana Ribeiro, que hoje coordena a comunicação do Ministério Público.
Profissionais como Diego Torres, Ronaldo Rocha, Wilson Lima e Saulo Maclean, também ajudaram bastante o recém-formado em sua trajetória no jornalismo.
Saindo do jornal do Estado, Leandro foi em busca de outras oportunidades. A primeira experiência no serviço público foi no IBGE, onde trabalhou de 2017 a 2018, atuando na divulgação das pesquisas do órgão.
Em 2019, trabalhou como assessor do então prefeito Domingos Dutra, no município de Paço do Lumiar. Foi sua primeira experiência na comunicação política.
De 2019 a 2020, atuou como assessor de comunicação do Coren-MA, uma experiência muito importante, pois foi quando começou a pandemia de Covid-19 e muitos profissionais de enfermagem, que estavam na linha de frente das unidades de saúde, foram acometidos pela doença até então pouco conhecida.
Em 2020, passou no primeiro concurso público da Câmara Municipal de São Luís. Começou atuando como repórter e depois como produtor, função essa que estava desempenhando até o momento.
Por fim, prestou concurso da Assembleia Legislativa e foi aprovado em primeiro lugar para o cargo de Técnico em Comunicação Social. Foi empossado no cargo na última sexta-feira, 26, iniciando uma nova jornada de trabalho.
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com