Uma situação curiosa surpreendeu os eleitores de São José de Ribamar, localizado na Região Metropolitana de São Luís, nas eleições do dia 6 de outubro deste ano. Quatro candidatos a vereador tiveram empate técnico na cidade e a decisão por quem ocuparia a posição de mais votado se deu com base na idade deles. Conforme determina o Código Eleitoral, o candidato mais velho tem prioridade na ocupação da vaga.
Valdeir Reis Pereira Seguins, conhecido como Neguinho do Parque Jair (PL), e Rômulo Costa Lopes, mais conhecido por Rômulo Loirinho (Podemos), disputavam a eleição para uma das 21 vagas na Câmara Municipal e cada um conquistou igualmente 1.637 votos.
O empate impressionou também os políticos. Mais velho entre os dois, Neguinho, com 40 anos, garantiu a quinta colocação entre os mais votados. O futuro colega de plenário, Rômulo, de 30 anos, ocupou a sexta posição na disputa.
Outro caso semelhante também foi registrado na cidade balneária. Os dois candidatos envolvidos também eram de partidos diferentes. Os candidatos Cesar Vieira (União Brasil) e Pedro do Tropical (PL) tiveram a mesma quantidade de votos: 1.033. Por ser mais velho, Vieira, de 50 anos, terminou vencedor da disputa contra o rival de 35 anos.
Essa é a segunda vez consecutiva em que a diferença de idade define desempate com Cesar Vieira. Em 2020, disputando pelo PTB, ele e Marlene Monroe obtiveram 981 votos, conquistando 1,24% do eleitorado. Naquele pleito, por ser a mais velha, Marlene foi a vitoriosa. Saiba mais aqui.
A Câmara Municipal de São José de Ribamar conta com 21 vereadores. A cidade será governada pelo prefeito Dr. Julinho (Podemos), que se reelegeu para mais quatro anos vencendo a disputa com 51.719 dos votos, equivalente a 54,27% da votação.
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com