Um dado que foi ignorado na pesquisa do instituto EPO – Estratégia Pesquisas de Opinião, divulgada pelo Jornal Pequeno, no último domingo (18), em relação ao vereador mais atuante de São Luís nos mostra algo assustador: na soma entre nenhum e não sabem ou não responderam, temos 67% do eleitorado que não conhece sequer o nome de um dos representantes.
Ou seja, numa projeção de 100% das entrevistas, somente 33% dos eleitores se manifestaram e citaram 25 dos 31 vereadores. Neste cenário, a pesquisa é espontânea, ou seja, os entrevistados citam o nome de quem lembram, sem que as opções sejam previamente exibidas.
Além disso, enquanto seis vereadores da atual legislatura não tiveram seus nomes mencionados nas entrevistas, oito ex-parlamentares foram lembrados pela atuação que desempenharam.
Os números devem ser analisados com muito mais preocupação, do que com comemoração. Para maioria do eleitorado ludovicense, o vereador atuante da capital maranhense é alguém invisível: sem nome e rosto.
Metodologia
O levantamento foi realizado de forma presencial nos dias 15, 16 e 17 deste mês, entrevistando 1 mil e 20 eleitores da capital maranhense com idade a partir de 16 anos. A pesquisa foi feita com recursos próprios para um estudo sem tendência ou interesse de quem contrata.
A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa não está registrada no TRE-MA (Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão). A legislação eleitoral exige registro apenas para pesquisas publicadas no ano da eleição.
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com