Mais de 29% do eleitorado ludovicense não tem lado politico

Em um cenário onde a polarização vem marcando a política, mais da metade dos eleitores em São Luís não se reconhece nem como esquerda, nem como direita e nem no centro. É o que revela a pesquisa do Instituto Luneta, divulgada nesta segunda-feira (30).

O levantamento revela uma rejeição do ludovicense à essa polarização, cujo debate, pode em muitas ocasiões, assumir um teor tóxico. O fato de não se definirem em nenhuma identidade política também pode ser sinal de um desencanto com os rumos da política no País.

De acordo com a pesquisa, 29,76% na capital maranhense se manifestaram como neutros sem alinhamento político e não se consideram nem esquerda, nem direita e nem centro. 6,43% não sabem e 5,17 não responderam.

O estudo mostrou um equilíbrio entre os que se identificam com algum alinhamento político: 23,2% para a direita, contra 22,7% para a esquerda. Ou seja, um empate técnico dentro da margem de erro dos 3,5 pontos pra mais ou pra menos do levantamento. Outros 12,74% se declaram de centro.

Os números revelam que os candidatos sem características da identificação política não terão nenhuma dificuldades com o eleitorado ludovicense em 2024. Ou seja, embora Lula ou Bolsonaro, venham buscar influenciar na definição de candidatos, eles não conseguiriam penetrar na grande parcela da população que dizem ser ‘nem-nem’.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com