Jorge Marú fala da importância do Parlamento Metropolitano (Foto: Divulgação)

O presidente da Câmara de Paço do Lumiar, vereador Jorge Marú (Republicanos) afirmou, em entrevista ao Blog Tribuna98, editado pelo jornalista e advogado Thiago Azevedo, que a criação do “Parlamento Metropolitano”, proposta apresentada pelo vice-presidente da Câmara de São Luís, Francisco Chaguinhas (Podemos), vai ampliar a atuação dos vereadores dos municípios da Região Metropolitana.

“Como sabemos, a Região Metropolitana de São Luís é uma das mais importantes do nosso estado, abrigando cerca de 1,6 milhão de pessoas e representando um dos principais polos econômicos e culturais do Maranhão. Por isso, o Parlamento Metropolitano surge como uma importante ferramenta nesse contexto, permitindo que os vereadores e vereadoras dos municípios que compõem a Grande Ilha de São Luís, possam discutir e deliberar sobre questões de interesse comum, como transporte, saneamento, segurança pública, entre outras”, declarou.

De acordo com o chefe do Legislativo luminense, a iniciativa surge como uma importante ferramenta para discutir e deliberar sobre questões de interesse comum para garantir o bem-estar dos munícipes.

“Nesse sentido, é fundamental que nós, representantes do povo de Paço do Lumiar, estejamos engajados em iniciativas que visem fortalecer a integração entre os municípios da região, fomentar o desenvolvimento socioeconômico e garantir o bem-estar dos nossos munícipes”, completou.

Veja também:

Presidente da Câmara de Ribamar sobre Palamento Metropolitano: “Fortalece o municipalismo”

“Precisamos unir forças”, diz presidente da Câmara de Rosário sobre Parlamento Metropolitano

Presidente da Câmara de Raposa diz que Parlamento Metropolitano é instrumento de desenvolvimento

Encontro na Câmara de São Luís discute criação do Parlamento Metropolitano

No bate-papo com o jornalista, Muru destacou ainda que a proposta tem oportunidade de fortalecer a representatividade, garantir maior efetividade das políticas públicas e contribuir para o crescimento sustentável da cidade e de todo o entorno.

“Ao trabalharmos juntos em prol do desenvolvimento da região, temos a oportunidade de fortalecer a nossa representatividade, garantir uma maior efetividade das políticas públicas e contribuir para o crescimento sustentável da nossa cidade e de todo o entorno. Por isso, é fundamental que estejamos engajados nessa importante iniciativa, buscando sempre o diálogo e a cooperação entre os municípios que compõem a Grande Ilha de São Luís. Juntos, poderemos construir uma região mais justa, próspera e equilibrada para todos”, concluiu.

O que é?

O Parlamento Metropolitano é um projeto que busca integrar os 13 municípios da RMGSL, através de reuniões mensais com vereadores dessas cidades para discutir problemas e soluções que não são abarcados pelas Câmaras ou pela Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).

A iniciativa aglutinará Câmaras Municipais de 13 municípios, sendo os quatro da Ilha, (São Luis, Paço do Lumiar, Raposa e Ribamar), além de Bacabeira, Santa Rita, Rosário, Alcântara e os que compõem a região do Baixo Munim (Axixá, Morros, Icatu, Presidente Juscelino e Cachoeira Grande).

Lei federal

O projeto do Parlamento Metropolitano está ancorado na lei n° 13.089, conhecida como Estatuto da Metrópole, que estabelece “diretrizes gerais para o planejamento, a gestão e a execução das funções públicas de interesse comum em regiões metropolitanas e em aglomerações urbanas instituídas pelos Estados, normas gerais sobre o plano de desenvolvimento urbano integrado”.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com