Primeira pesquisa registrada na Justiça Eleitoral mostra cenário na disputa em Rosário

A corrida eleitoral pela prefeitura de Rosário apresenta um cenário imprevisível, conforme pesquisa do Instituto Qualitativa. Os dados apontam que dois pré-candidatos estão empatados tecnicamente na primeira colocação.

De acordo com o levantamento, o empresário Jonas Magno (PDT) teria 35% de intenção de voto, contra 29,3% do prefeito Calvet Filho (Republicanos). Como a margem de erro é de 5,63 pontos para mais ou para menos, significa que os dois estão tecnicamente empatados.

Em seguida aparece a ex-prefeita Irlahi Linhares (PT) que pontuou com 19,7%. Brancos ou nulos somam 6,7% e 9,3% não souberam ou não responderam.

Metodologia

A sondagem, que ouviu 300 eleitores no município rosariense, foi realizada entre os dias 6 e 7 de julho. O grau de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada sob o número MA-09371/2024.

O que é margem de erro?

Apesar de amostragens funcionarem, elas são sujeitas a erros. É aí que entra a margem de erro, valor calculado a partir de uma equação matemática e que mostra o quão precisa é uma estimativa.

No geral, quanto maior é uma amostra, menor é a margem de erro e, portanto, mais preciso é o resultado. Porém essa conta não é diretamente proporcional.

A margem de erro é essencialmente a insegurança que os pesquisadores estão dispostos a assumir no resultado da pesquisa, conforme explicam alguns especialistas. O tamanho da amostra é selecionado levando em consideração esse valor — no Brasil, costuma variar entre dois e quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na prática, significa que a porcentagem de intenção de votos mostrada por um candidato pode oscilar para cima ou para baixo dentro dessa janela.

O que significa empate técnico?

O empate técnico acontece quando se considera a possibilidade de a intenção de voto em dois candidatos estar no limite da margem de erro.

Por exemplo, suponha que um candidato A tenha 15% das intenções de voto em uma pesquisa cuja margem de erro é de dois pontos percentuais. Seu rival, o candidato B, tem 11% das intenções.

Considerando a margem de erro, ambos poderiam ter 13% das intenções, de forma que estariam empatados. Vale ressaltar, no entanto, que esse cenário é menos provável do que o cenário em que o candidato A está de fato à frente do B, porque ambos os postulantes teriam de estar no limite da margem de erro para estarem empatados.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com