A campanha eleitoral brasileira está pegando fogo no TikTok, a rede social que mais cresce no mundo. A plataforma conquistou os eleitores graças ao engajamento de militantes dos candidatos e de influencers que, normalmente tratam de outros assuntos, mas resolveram se engajar em política às vésperas do 2º turno. As informações são do Metropoles.

Dinâmica, a rede chinesa tira das campanhas oficiais a primazia de pautar o debate entre os usuários e obriga os candidatos a correrem atrás de memes, dancinhas e temas levantados pelos tiktokers, como são chamados os internautas que navegam pela plataforma.

Focado em vídeos curtos, o TikTok atrai sobretudo o público jovem e, cada vez mais, pauta os assuntos mais comentados também nas redes “vizinhas”, como Instagram, Facebook e Twitter.

Com essa crescente relevância, a plataforma criada em 2019 não poderia ser ignorada pelas campanhas que disputam a presidência, afinal mais de dois milhões de jovens brasileiros de 16 a 18 anos tiraram título de eleitor este ano, um crescimento de 47,2% em a 2018, e esse público, além de votar, pode influenciar o voto de familiares com o material de campanha que circula virtualmente.

E o material de campanha que está no TikTok, justamente por não ser produzido pelas campanhas oficiais, é bem diferente de tudo aquilo que a maior parte dos eleitores vê na TV ou em outros sites. São montagens engraçadas, dublagens, dancinhas e testemunhos que podem alcançar milhões de visualizações em poucos dias (ou até poucas horas).

@maelvideoss #😂😂🤦🤦 #Bolsonaro #✌️✌️🇧🇷🇧🇷😎😎 ♬ Friendships – 舒琪淏

Exemplos de postagens feitas por tiktokers apoiadores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) espalhados ao longo desta reportagem mostram como a mobilização de perfis que sequer são famosos fora dessa plataforma podem conseguir grande alcance, com centenas de milhares de comentários e curtidas.

No TikTok, a timeline por onde circulam os conteúdos é mais dinâmica do que em outras redes porque não depende de quem a pessoa segue, mas dos interesses dela naquele momento. Dessa forma, um usuário que assistir a um ou dois vídeos de determinado candidato começará a ser bombardeado com mais conteúdo parecido.

@papailulanotiktok Jair embora #lula #lula2022 #lulapresidente2022 #lulapresidente #lula13 #lulalivre #forabolsonaro ♬ som original – LULA MADERADA BRASIL

Nada impede, porém, que a mesma pessoa engaje com o conteúdo do candidato adversário – e então passe a receber conteúdo sobre ele também. O TikTok, dessa forma, é mais suscetível a “furar a bolha” do eleitor que navega na plataforma (na qual sequer é necessário criar um perfil).

O protagonismo que o TikTok dá a usuários “comuns” é garantido pelas ferramentas da plataforma, que permitem a qualquer dono de smartphone conseguir produzir material original.

@gabrieladile Respondendo a @w3b_b1bi_ Ainda esse ano fui cancelada nas redes sociais (aqui e ao lado), perdi muitos seguidores por expor totalmente meu posicionamento (contra o Bolsonaro) nos vídeos. Agora vamos para o 2º turno e caso não tenha ficado claro o suficiente: LULA NUUUNCA! Se for preciso até grito mito! #bolsonaro #bolsonaro2022 #MITO #bolsonaroreeleito2022 #bolsonaropresidente ♬ som original – ΛVΛПI ! 🦇

Dentro do aplicativo é possível editar vídeos com facilidade e ainda inserir trilha sonora. Com isso, músicas que depois viram hits da campanha de rua e em outras plataformas se popularizam primeiro no aplicativa da empresa chinesa ByteDance.

@biancagarciah Só elite ❤️ #lula #lula2022 #lulapresidente #esquerda #parana #fyy ♬ Berimbal Instigante (feat. MC India) – DJ Guilherme & MC GW & DJ GUILHERME 034

Apesar desse protagonismo de militantes espontâneos, as campanhas oficiais de Bolsonaro e Lula estão presentes e atuantes no TikTok, produzindo inclusive material exclusivo para a plataforma (apesar de ambas repostarem muito do que também é usado em concorrentes, como Instagram).

Como em outras plataformas, Bolsonaro largou na frente e tem vantagem numérica sobre o adversário, apesar de seus aliados próximos terem tido uma resistência inicial.

@kdenila Mitoo#bolsonaro #bolsonaro2022 #eleicoes2022 #edit #fyp #trending #bolsonaroedit @bolsonaromessiasjair ♬ som original – Aline

Em agosto de 2020, quando o então presidente norte-americano Donald Trump tentou bloquear o aplicativo chinês nos EUA, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, defendeu que o Brasil fizesse o mesmo por “questão de segurança nacional”.

Com a plataforma cada vez mais presente no país, porém, a vontade de engajar venceu o medo e o próprio presidente da República abriu seu perfil oficial no TikTok em junho de 2021. Hoje, Bolsonaro conta com 3,6 milhões de seguidores e já ganhou quase 50 milhões de curtidas no material que postou.

@filha_.do_lula Ainda tem mais só não coube se não ia dar 10 minutos de vídeo#EndlessJourney #viral #vaiprofycaramba #forabolsonaro #lula2023 #lula #passeata #fyp #eleicoes #lulaganha #hashtags #viralizam ♬ som original – Yaya🦋

Já Lula só teve o perfil criado na plataforma em agosto deste ano, faltando três meses para o 1º turno. Ele atualmente é seguido por 2,8 milhões de tiktokers e já ganhou 28 milhões de curtidas no conteúdo que postou.

 

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.