Aos olhos de algumas pessoas que militam na política de Alto Alegre do Pindaré, a próxima sucessão municipal tende a ser polarizada entre o empresário Didi do PP e o pré-candidato Meinha. Sustentam isso, por exemplo, com base em diferentes institutos que mostram os dois em vantagem sobre os adversários nas pesquisas estimuladas — aquelas em que os entrevistados são apresentados a uma lista de possíveis candidatos e instados a escolher um deles.

No entanto, levantamento do Instituto DataM, que foi divulgado hoje pela imprensa maranhense, trouxe um dado importante que passou despercebido no cenário espontâneo, quando não são apresentados nomes dos candidatos e o entrevistado fala o que lhe vem à cabeça quando é questionado em quem pretende votar.

Nesse ponto, a amostragem revelou que mais de 39,7% dos eleitores ainda mostraram-se indecisos em relação ao nome do próximo gestor do município. Ou seja, faltando menos de três meses para o pleito, os indecisos estão em nível muito alto.

Isso quer dizer que a grande maioria dos eleitores de Alto Alegre do Pindaré ainda não tomou uma decisão firme de escolha do candidato. Pode haver grandes mudanças no quadro majoritário a depender da articulação e dos resultados econômicos.

Pelo que foi divulgado hoje, a tese de polarização entre um ou outro candidato, ocorre mesmo entre “indeciso” e “não respondeu”.

Metodologia

A pesquisa do Instituto DataM foi registrada no TSE sob o número MA-00487/2024. A sondagem foi realizada em Alto Alegre do Pindaré nos dias 10, 11 e 12 de julho e ouviu 360 eleitores. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com