Motoristas que embarcariam na noite da última quarta-feira (13) no Terminal do Ferryboat na Ponta da Espera, em São Luís, para pegar embarcação com destino ao Terminal Cujupe, em Alcântara, tiveram de passar a noite na fila da estação, por falta de ferry boat para realizar a travessia.

Segundo a reportagem apurou, uma das embarcações de uma das empresas que prestam serviço, quebrou e prejudicou ainda mais o atendimento à alta demanda. Atualmente, a travessia é feita pelas empresas Serviporto e Internacional Marítima.

O professor Luís Guterres, que constantemente usa o serviço, explicou um pouco da situação enfrentada por muitos motoristas que precisam se deslocar para municípios da Baixada Maranhense.

Ouça o depoimento:

 

Caso já tinha sido denunciado

O deputado estadual Wellington do Curso (PSC) denunciou os serviços de transporte aquaviário fornecidos na capital, para a travessia até a cidade de Alcântara. Ele afirmou que as longas filas formadas de embarque na Ponta da Espera representam falta de respeito para com o usuário.

Wellington afirmou que é necessário dar dignidade ao contribuinte que utiliza o serviço de ferry boat.  De acordo com o parlamentar, apesar de ter feito várias denúncias no Legislativo Estadual sobre o tema, o problema se repetiu no feriado da Semana Santa. Ele cobrou um posicionamento da MOB.

“Recebemos denúncia de que dezenas de pessoas estão tentando embarcar para baixada maranhense e para o litoral ocidental nesse feriado da semana santa, porém, não há embarcações para realizar a travessia e a fila de espera só aumenta. Apesar de tantas denúncias e solicitações de usuários e autoridades, o caos e o descaso com a população que precisa utilizar os serviços do ferry boat continua. De nada adiantou a intervenção realizada pelo ex-governador Flávio Dino, pois o serviço só piorou”, disse.

“Enquanto isso, a MOB, ignorando o sofrimento da população, publicou uma nota vergonhosa comunicando aos usuários que não tivessem passagem para não se dirigirem à Ponta de Espera, pois não haveria embarque, comprovando que Flávio Dino só piorou o que já era ruim no serviço de ferry boat. O ex-governador realizou um processo licitatório com fortes indícios de fraudes e os problemas só pioraram. Até quando os usuários do ferry boat continuarão sofrendo? Mais uma vez iremos solicitar providências da MOB e do Governo do Estado, pois a população da baixada e todos que precisam do ferry boat não aguentam mais tanto desrespeito”, finalizou.

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.