Moradores dos bairros Divineia, Sol e Mar, Vila Luizão, Brisa do Mar, Turu, Santa Rosa e demais localidades, em São Luís, marcaram um protesto na próxima segunda-feira (20) para pedir intervenções na MA-203, conhecida como Estrada do Araçagy, visando à organização do trânsito em trecho da via.

Cansados de ver acidentes se repetindo e os perigos aumentando a cada dia, os populares se preparam para fazer uma grande manifestação, solicitando a retirada de canteiros e adequação da sinalização, com inclusão de faixas e semáforos.

O ato, previsto para as 7h30, deve acontecer em dois pontos: na MA-203, próximo ao Posto Silva, na entrada da Vila Luizão; e na Avenida São Luís Rei de França, próximo ao Posto Natureza, no Turu.

De acordo com os populares, há pouco mais de oito anos, está em andamento, naquela região, uma obra de implantação do BRT e as medidas solicitadas decorrem de um cenário de lentidão e imprevisibilidade de conclusão dos serviços. Além disso, destacam que vários acidentes já ocorreram no local, sendo muitos deles fatais.

Risco de atropelamentos

 Segundo relatos dos moradores, o projeto de implantação do BRT ‘convida’ pedestres a acidentes. Isoladas no meio do canteiro central da MA-203 e distantes das faixas de pedestres dos sinais de trânsito, algumas paradas do BRT passaram a ser um convite ao risco de atravessar a perigosa via em qualquer ponto.

 Melhorias na Arthur Carvalho

 Além de pedir intervenções em trecho da Estrada do Aracagy, os protestos também devem reivindicar melhorias na Avenida General Arthur Carvalho, uma importante via de ligação entre os municípios de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar. Assim como a MA-203, a Avenida General Arthur Carvalho, tem sido bastante utilizada para deslocamento ao Araçagy.