Os ministros da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; dos Povos Originários, Sônia Guajajara; e das Comunicações, Juscelino Filho, os três maranhenses que integram a equipe ministerial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ficaram de fora da viagem que o presidente fará no final desta semana aos Estados Unidos.
Segundo as informações com base na agenda oficial, Lula vai levar ao menos quatro de seus 37 ministros. Acompanharão o presidente na visita a Joe Biden os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente,) Anielle Franco (Igualdade Racial), além do chanceler Mauro Vieira.
No caso da ministra Anielle Franco, ela havia pedido para acompanhar Lula por meio de um ofício enviado no dia 19 de janeiro ao chefe da assessoria especial do presidente, Celso Amorim.
Anielle justificou que a pasta chefiada por ela simboliza um pilar do novo governo e um “compromisso com a promoção da Igualdade Racial enquanto política de estado”. A ministra, que é negra, também lembra do histórico da luta antirracista nos Estados Unidos e da mobilização mais recente em torno da morte de George Floyd.
Lula embarcará para os Estados Unidos na quinta-feira (9/2). O encontro com o presidente americano está marcado para a sexta-feira (10/2). Além de Biden, o petista deve encontrar parlamentares do partido Democratas.
Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.