Pesquisa Ipec aponta 2º turno no Maranhão com adversários somando 45% dos votos contra 28% de Brandão (Foto: Handson Chagas/Secom)

No dia 25 do mês passado, o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), fez o seguinte prognóstico em  comentário publicado nas redes sociais: “Nosso pré-candidato cresce de forma permanente e não demorará mais a aparecer cenário de vitória em primeiro turno. Hoje é dia 25/07/2022. Anotem aí e vejam o que teremos em 25/08/2022”.

Amanhã, dia 25 de agosto, completa um mês que o parlamentar previu a possibilidade de turno único no Maranhão. O problema, entretanto, é que o prognóstico caiu por terra com a divulgação da pesquisa do Instituto IPEC, em telejornal de filiada local da Rede Globo.

Os números do sucessor do Ibope, divulgados com soma de 101%, revelam um descompasso entre o discurso otimista e a realidade. Até aqui, nenhuma das partes dessa previsão se concretizou: Brandão “não cresceu de forma permanente” e ainda “não temos cenário de vitória do socialista em primeiro turno”.

Menos votos que adversários

A pesquisa Ipec apontou que Brandão tem 28% das intenções de voto contra 45% dos demais candidatos, somados, e pode avançar para o 2º turno com uma votação menor do que a dos adversários.

No cenário da estimulada, o socialista aparece à frente de Weverton Rocha (16%), Edivaldo de Holanda Junior (14%), Lahesio Bonfim (10%), Joás Moraes (2%), Enilton Rodrigues (1%), Frankle Costa (1%) e Simplício Araújo (1%).

O candidato Hertz Dias (PSTU) não pontou nesta pesquisa. Branco ou Nulo somou 9% e não sabe ou não respondeu marcou 19%.

Eu bem que avisei!

Às vezes, a vida nos dá a oportunidade de proferirmos, como certo orgulho, a frase “Eu bem que avisei!”.

Foi justamente isso que fizemos, logo após o comentário de Márcio Jerry, em que alertamos que o deputado é um ‘vidente’ que consegue errar até previsões sobre o passado. As previsões furadas e palpites sem fundamento provam que as palavras do parlamentar não valem nada.

O bizarro vaticínio do comunista sobre o ‘crescimento’ de Brandão e a possibilidade de ‘vitória em 1º turno’ lembra outros presságios que o parlamentar já fez como quando exibiu convicção ao garantir que Rubens Júnior (PT) sairia vitorioso na disputa para Prefeitura de São Luís, que Duarte Júnior (PSB) venceria o prefeito Eduardo Braide (sem partido) no 2º turno na capital maranhense e que não haveria impeachment de Dilma Rousseff, conforme entrevista a O Imparcial no dia 27 de dezembro de 2015.

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.