A maioria dos vereadores com assento na Câmara Municipal de Bacabeira defende a unidade na disputa da eleição da Mesa Diretora da Casa para o biênio 2023/2024. Dos 11 parlamentares, seis se uniram e formaram uma nova chapa para o pleito interno: Capitão Lucas (União Brasil), Huck Pires (PSC), Ademir Castro (PMN), Arrumadinho (PSB), Carlos Torres (União Brasil) e Branco de Babú (PSB).

Nesta quarta-feira (18), o grupo que já tinha maioria para a eleição, recebeu uma nova e importante adesão. Trata-se do atual vice-presidente da Câmara, vereador Lucas Seixas (PMN) que agora se juntou aos seis vereadores, criando o G7 – grupo formado por sete parlamentares, alcançando quase dois terços da Casa.

Segundo o blog do jornalista Daniel Mendes, os parlamentares receberam Lucas Seixas com otimismo e entusiasmo e ao final posaram para uma nova foto, fazendo o número três, numa alusão ao gesto e número de campanha (33) da prefeita Fernanda Gonçalo (PMN).

Eleição

De acordo com o Regimento Interno da Câmara, a eleição deve ser conduzida pelo último presidente ou, na sua falta, pelo parlamentar mais idoso. É concedido um prazo para inscrição das chapas pelas bancadas dos partidos ou pelos blocos parlamentares.

Se alguma das chapas inscritas obtiver maioria absoluta dos votos (6) será considerada eleita. Caso contrário, deverá ocorrer uma nova votação e quem conseguir maioria simples (metade dos presentes mais um) vence. Em caso de empate, a chapa que possuir o candidato a presidente mais idoso leva.

O edital que convoca os parlamentares para a sessão preparatória de eleição da Mesa Diretora no Legislativo bacabeirense deveria ser lido desde o último dia 11 de abril, mas até aqui, o ato convocatório para o pleito não foi publicado.

Atribuições

O mandato da Mesa Diretora tem duração de dois anos. Compete aos membros coordenar as atividades legislativas, bem como exercer a administração da Casa.

É função do presidente, dentre outras atividades, representar e administrar a Câmara, autorizar despesas e assinar correspondência oficial, além de convocar e presidir reuniões. O vice-presidente o substituem em caso de ausência, bem como exercem atribuições oficialmente delegadas por ele.

Já o 1º secretário controla a inscrição de oradores e os registros de presença dos parlamentares, além de responsabilizar-se pelos livros destinados aos serviços da Câmara. Já o 2º secretário é responsável por substituí-lo quando necessário, além de exercer as funções delegadas pelo titular.

Unidade

Da atual composição da Mesa Diretora formada por quatro vereadores, três apoiam a Chapa “União Democrática” para o próximo biênio 2023 a 2024: Lucas Seixas (PMN), que é atualmente vice-presidente; Huck Pires (PSC) que é atual 1º secretário; e Branco de Babú (PSB) que é o 2º secretário.

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.