O presidente da Câmara de Luís Domingues, Jonhy Marcio Braga Queiroz – o Jonhy Braga (PSDB), pode responder procedimento interno no Legislativo municipal por possível quebra de decoro parlamentar. Se condenado, terá o mandato cassado.
Assumiria a vaga, em definitivo, o agricultor Benedito Sousa Moreira – o Beco, que ficou como 1º suplente do PSDB. Segundo o Regimento Interno da Casa, em tese, o chefe do Legislativo luís-dominguense teria violado a dignidade do mandato no último fim de semana, quando apareceu numa comemoração regada a muita cerveja, debochando do vereador “Nevo Calado” (PSC), que foi cassado acusado de quebra de decoro por supostas acusações caluniosas contra o prefeito Gilberto Braga, autor da denúncia.
No vídeo que viralizou na internet e revoltou a população maranhense, Jonhy acabou revelando o real motivo da perda do mandato do colega de plenário, que fazia oposição ao prefeito: “Olha aí, bestão. Tu não quer respeitar o comando do chefe”, disse. “Aqui é a turma do malvado, só malvadão aqui”, completou.
Em outra gravação compartilhada nas redes sociais e grupos de WhatsApp mostra Jonhy Braga sentado numa mesa, supostamente bebendo, dizendo que “o Brasil que ele quer para o futuro é um cabaré com mais quarto”.
Pelo Regimento Interno e Lei Orgânica do Município, uma eventual representação contra o tucano pode ser feita por qualquer eleitor, membro ou partido com assento na Casa Legislativa.
O Ministério Público, que é o fiscal da lei, também pode abrir inquérito para apuração do caso e apresentar um pedido de abertura de processo administrativo disciplinar por quebra de decoro contra o parlamentar. A representação junto à Câmara pode ser oferecida pelo promotor de justiça Francisco de Assis Maciel Carvalho Junior, titular da Comarca de Carutapera (da qual Luís Domingues é termo judiciário).
Quem é ele?
Jonhy Braga, tem 51 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de motorista de veículos de transporte de carga e tem ensino fundamental completo. Ele não declara nenhum bem como patrimônio. O parlamentar foi eleito pela primeira vez na cidade nas eleições de 2012. Depois, foi reeleito para outros dois mandatos: em 2016 e 2020.
A cidade representada por ele tem 6.984 habitantes. O município tem um PIB de R$ 4.820.635,00 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,588, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010. O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765, segundo dados de 2019 divulgados em 15 de dezembro de 2020 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).
Outro lado
O blog procurou o presidente da Câmara para comentar a repercussão do vídeo em que revela o suposto motivo da suspensão do mandato do colega, mas até o momento não foi enviado nenhum posicionamento oficial.
Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Deixe um comentário