O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, usou um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) e recebeu pagamento de quatro diárias e meia por viagem em que foi a leilão de cavalos e outros eventos fora da agenda oficial, em São Paulo e em Boituva (SP). A informação é do jornal Estado de S. Paulo.
Juscelino saiu de Brasília no dia 26 de janeiro e ficou em São Paulo até o dia 29. No primeiro dia, o ministro teve uma reunião com representantes da Claro e no dia seguinte, fez uma visita ao escritório da Telebrás, em São Paulo, e teve um encontro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
No mesmo dia, passou a ir em eventos fora de sua agenda oficial. Compareceu à festa Oscar de Quarto de Milha, também na capital paulista, e nos dois dias seguintes, foi a leilões de cavalos em Boituva (SP) e inaugurou uma praça na mesma cidade. Os eventos foram realizados em um rancho do empresário Jonatas Dantas, amigo de Juscelino e sócio em cavalos, e movimentaram R$ 7,5 milhões, segundo o Estadão.
O ministro fez a viagem por meio de um voo da FAB. A lei estabelece que voos da Força Aérea Brasileira têm como prioridades, respectivamente, emergência médica, razões de segurança e viagens a serviço. Juscelino, no dia 26 de janeiro, alegou que o compromisso era “urgente”.
Ao todo, os três compromissos oficiais somaram duas horas e meia de duração. O pagamento total recebido por ele pelas diárias, com dinheiro público, foi de R$ 3 mil.
Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.