Após reunião, Lula decide manter Juscelino Filho como ministro (Foto: Reprodução)

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil) apresentou, na reunião que teve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na tarde desta segunda-feira (6), um dossiê em que rebate parte das suspeitas de irregularidades que vieram à tona nas últimas semanas.

O documento explica o pagamento de diárias em viagem do ministro ao Maranhão, seu Estado natal, e o uso de voo da FAB para ir a São Paulo. No último caso, depois de reuniões de trabalho, Juscelino Filho participou de evento com leilão de cavalos de raça.

Ele juntou ao relatório comprovantes de devolução das diárias recebidas em fins de semana, quando não teve atividades relacionadas ao ministério. Segundo Juscelino, o sistema de diárias e passagens do ministério fez os pagamentos automaticamente “para todo o período de deslocamento”.

Também incluiu no dossiê fotos de estradas de terra perto de uma fazenda de sua família em Vitorino Freire (MA), município cuja prefeita é sua irmã, Luanna Rezende.

Juscelino argumentou a Lula que o asfaltamento das estradas que dão acesso à fazenda com dinheiro de emendas de relator que ele indicou como deputado ainda é um “projeto”, com o objetivo de “conectar as inúmeras comunidades que, hoje, convivem com lama e poeira”.
Segundo as informações, depois de ouvir as explicações, Lula mandou Juscelino repeti-las em entrevistas e declarações públicas. Na avaliação de aliados do ministro, ele foi inábil ao optar pelo silêncio diante das reportagens que levantaram suspeitas de irregularidades.

No dossiê, Juscelino afirma que, na viagem para São Paulo, encontrou-se com representantes da operadora Claro em 27 de janeiro e realizou uma reunião técnica em 28 de janeiro com a equipe do escritório regional da Telebrás e com o gerente regional da Anatel (Agência Nacional de Comunicações).

No caso da viagem ao Maranhão, o ministro justificou a ida com a reunião em 13 de janeiro com gerente regional da Anatel; a solenidade da Famem (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão); e audiências com o governador do Estado, Carlos Brandão (PSB), e com o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD).

DOWNLOAD DO DOCUMENTO
Clique aqui e confira a íntegra do dossiê usado para rebater as acusações (2 MB).

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.