Em um típico ato de pré-campanha, o deputado federal Josimar, conseguiu reunir na noite desta sexta-feira (3) em São Luís pelo menos 56 prefeitos que demonstraram apoio à sua pré-candidatura ao Governo do Maranhão, em 2022.
O encontro que aconteceu numa área aberta da residência do parlamentar, seguindo todos os protocolos sanitários contra a Covid-19, ressaltou a presença de prefeitos de PP, PDT e Republicanos, partidos que estão na base do senador Weverton Rocha, e do PCdoB e PSDB, que integram o grupo do vice-governador Carlos Brandão.
Segundo o blog apurou, as costuras foram realizadas de forma independente aos diretórios estaduais das legendas no Maranhão, que tendem a tomar caminhos distintos na corrida sucessória maranhense. Na cúpula do PL, a avaliação é que Josimar cumpriu a missão a que se propôs com o ato político: mostrou força, conseguiu provar a fidelidade de seu grupo, refez pontes, comprovou que pode pavimentar apoios para 2022, seja no primeiro ou no segundo turno, caso confirme sua candidatura.
Na cerimônia, os prefeitos, vices, presidentes de Câmaras, deputados e demais lideranças foram recepcionados com uma bela ornamentação do espaço que contou com mesas, palco, som e iluminação.
A atividade seguiu uma logística mais dinâmica para atender os protocolos sanitários. Ao adentrar o espaço, os convidados realizavam a higienização das mãos com álcool em gel e a medição da temperatura. A entrada ao local era obrigatória com uso de máscaras.
Da bancada federal estavam presentes, além do próprio anfitrião; os deputados federais Marreca Filho (Patriotas), Pastor Gil e Júnior Lourenço (ambos do PL). Também estavam presentes os deputados estaduais Detinha, a anfitriã; Hélio Soares, Vinicius Louro, Leonardo Sá (ambos do PL) e Fábio Braga (SD), considerada a grande surpresa da noite.
O discurso do anfitrião:
Ver essa foto no Instagram
Base ampliada
Em 2020, durante as eleições municipais, o grupo comandado por Josimar conquistou 41 prefeituras em municípios maranhenses. Com a chegada de mais 15 novos prefeitos, passará a contar com 56 prefeitos, conforme dados obtidos junto aos organizadores do ato.
Quem marcou presença?
Do PL:
Alcântara, Padre Willian; Aldeias Altas, Kedson; Alto Alegre do Maranhão, Nilsilene do Liorne; Araguanã, Flávio Amorim; Barra do Corda, Rigo Teles; Bela Vista do Maranhão, Augusto Filho; Boa Vista do Gurupi, Dilcilene Oliveira; Bom Jardim, Cristiane Varão; Buriti, Arnaldo Cardoso; Cachoeira Grande, César Castro; Candido Mendes, Facinho; Centro do Guilherme, Zé de Dário; Chapadinha, Belezinha; Conceição do Lago-Açu, Alexandre Lavepel; Estreito, Léo Cunha; Formosa da Serra Negra, Cirineu Costa; Governador Newton Belo, Roberto do Posto; Igarapé do Meio, Almeida Sousa; Maracaçumé, Tio Gal; Maranhãozinho, Deusinha; Miranda do Norte, Angélica; Monção, Cláudia Silva; Morros, Paraíba; Nova Iorque, Daniel Castro; Pio XII, Aurélio da Farmácia; Porto Rico do Maranhão, Aldo Braw, Presidente Juscelino, Dr. Pedro Paulo; Raposa, Eudes Barros, Santa Luzia do Paruá, Vilson Ferraz; Santana do Maranhão, Márcio Santiago; São Bento, Dino Penha; São José de Ribamar, Dr. Julinho; Satubinha, Santos Franklin; Serrano do Maranhão, Val Cunha; Tufilândia, Vilde; Viana, Carrinho; Vila Nova dos Martírios, Jorge Vieira; Vitória do Mearim, Nato da Nordestina e Zé Doca, Josinha Cunha.
Patriotas:
Timbiras, Dr. Antônio Borba; Buriticupu, João Carlos e Ricahão, Ruggero Felipe.
PDT:
Sitio Novo, Antônio Coelho e Amapá do Maranhão, Nelene Gomes.
PP:
Centro Novo do Maranhão, Júnior Garimpeiro e Nova Olinda do Maranhão, Iracy Weba.
Republicanos:
São João do Caru, Peteca; Pirapemas, Fernando Cutrim; Tasso Fragoso, Robert; Cedral, Fernando Cuba e Loreto, Germano Coelho;
PCdoB:
Matinha, Lineilda de Eldo; Pedro do Rosário, Toca Serra e São Francisco do Maranhão, Adelbarto.
PSDB:
Luís Domingues, Gilberto Braga.
Avante:
Davinópolis, Raimundo do Coquinho.
Outras presenças
Além de prefeitos, vices e deputados, marcaram presença também a presidente da Câmara de São José de Ribamar, Francimar (PL); e os vereadores de São Luís, Beto Castro (Avante), Aldir Júnior e Daniel Oliveira (ambos do PL) e Francisco Chaguinhas (Podemos).