O jornalista Raimundo Borges, de O Imparcial, classificou de ‘namorico’ uma possível aliança entre PL e PT para as eleições deste ano no Maranhão. De acordo com o noticiarista, parece “papo de botequim” ou “pensamento errático sem pé nem cabeça”, mas é pura realidade o avanço das conversas entre a cúpula dos partidos de Jair Bolsonaro e Lula, para alianças em 2024 no Maranhão, Rio de Janeiro, Ceará e Bahia.
No dia 4 deste mês, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto provocou indignação no ex-presidente Jair Bolsonaro ao deitar falação elogiosa aos governos anteriores do presidente Lula. Para ele, o petista “não tem comparação” com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Embora a declaração tenha sido dada ao jornal O Diário em dezembro de 2023, porém, só em janeiro houve repercussão.
Na opinião de Costa Neto, o Lula é um camarada do povo. “É completamente diferente do Bolsonaro. Completamente diferente, e é um fenômeno, porque chegar aonde ele chegou. Foi bem no governo, também, e elegeu a Dilma Rousseff depois. É completamente diferente o Lula do Bolsonaro”, afirmou.
Agora, vem a bomba: o PL deve seguir a posição do PT e abrir espaço a alianças nas eleições municipais de outubro com a sigla de seu principal adversário em 2022 na disputa presidencial. Há pressão enorme do bolsonarismo contra aproximação com Lula, mas a cúpula do PL, liderada por Valdemar Costa Neto, avalia a realidade em cada estado e, pelo visto, não considera isso um absurdo. É o jogo, jogado.
Em dezembro, os deputados do Maranhão, incluindo os do PL, assinaram um manifesto de apoio à indicação do ministro da Justiça Flávio Dino para o STF. Em praticamente todas as matérias polêmicas de interesse do governo Lula, os quatro deputados federais do PL do Maranhão votaram a favor, exceto, a Alan Garcês, suplente do ministro dos Esportes André Fufuca (P), depois que assumiu sua cadeira na Câmara.
Ele é direitista e bolsonarista de carteirinha. Fora isso, todos os seguidores do ex-presidente no Estado têm apoiado matérias do governo Lula. E também têm sido aquinhoados com generosas liberações em emendas parlamentares perlo Palácio do Planalto.
No Maranhão a deputada estadual Abigail Cunha, do PL, é secretária da Mulher do governo Carlos Brandão (PSB). No último dia 19, o governador em exercício Felipe Camarão, do PT, recebeu no Palácio dos Leões, o pré-candidato do PSB à prefeitura de São Luís, deputado federal Duarte Júnior, acompanhado do vereador da capital, Aldir Júnior, do PL.
Ao portal Imirante, Aldir disse que a possibilidade de o PL apoiar Duarte, ligado fortemente ao ministro Flávio Dino, é total. Por sua vez, o líder maior do PL no Maranhão, Josimar do Maranhãozinho tem uma perfeita relação política com Carlos Brandão.
Por votar a favor de matérias de interesse do Planalto em 2023, Josimar e os demais colegas do PL maranhense foram “punidos” pelo partido, com suspensão, por três meses, de atuação em comissões da Câmara. Pelo visto, hoje, Valdemar já não pensa como a maioria do PL e sua liderança maior, Jair Bolsonaro.
Antes, em julho de 2023, o PL abriu processo de expulsão do deputado cearense Yury do Paredão. Ele tirou foto com Lula e fez o L em redes sociais. Ademais, a relação de Valdemar Costa Neto com Lula durou tudo o tempo em que o petista esteve no poder. Já em São Luís, Duarte Jr quer agregar à sua campanha o PT, o PL de Josimar, o PP do ministro André Fufuca e o PDT do senador Weverton Rocha.
PÍLULAS POLÍTICAS
Animosidade passou (1)
Josimar e Flávio Dino, que se afastaram após a filiação de Bolsonaro ao PL, têm ensaiado uma reaproximação neste ano. O deputado já posou ao lado do ministro em seu gabinete. Na eleição de 2022, o PL se coligou à candidatura de Weverton, do PDT, contra Brandão.
Animosidade passou (2)
Em 2022, PT e PSB marcharam com o governador eleito Carlos Brandão e Flávio Dino. Em São Luís, Duarte pode dar o lugar de vice ao PT, consolidando o apoio da federação (PT, PCdoB e PV). Se conseguir levar o PL, pode esperar que o preço não é barato não.
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com