SÃO LUÍS, 5 de abril de 2024 – Em uma semana turbulenta e cheia de reviravoltas, a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), deputada Iracema Vale (PSB), ganhou projeção como articuladora.
Para contornar algumas polêmicas, a chefe do Legislativo maranhense não se resignou ao seu papel institucional e teve que assumir uma função que caberia à articulação política do governo. Foi o que ela fez em pelo menos dois momentos.
Primeiro, tentou reverter um desgaste com os movimentos sociais, em virtude da rejeição de um requerimento do deputado Júlio Mendonça (PCdoB) que propunha homenagens ao MST, à Fetaema e à Contag, na quarta-feira, 3.
No dia seguinte, na quinta-feira, 4, esbanjando firmeza e bom senso na condução dos trabalhos, ela buscou uma solução consensual para o impasse: conciliou as lideranças do parlamento estadual, ajustou a apresentação de novas proposições e garantiu, assim, a aprovação de todas, por maioria, sem mais crises.
No segundo momento, por exemplo, a mandatária do parlamento voltou a agir para contornar outro indício de crise, por conta do retorno da deputada estadual Ana do Gás (PCdoB) ao mandato.
A parlamentar comunista estava na Secretaria de Estado Extraordinária de Assuntos Legislativos e, sua licença do mandato, permitiu ao petista Zé Inácio retornar à Assembleia Legislativa.
Para resolver o problema, Iracema Vale convenceu o governador Carlos Brandão a nomear o deputado estadual Ricardo Rios (PcdoB) para a pasta que era ocupada pela colega de plenário, fazendo Zé Inácio seguir como deputado e garantindo a representatividade do PT na Casa do Povo.
Iracema é a terceira na linha sucessória do Palacio dos Leões. Antes dela, o próprio vice-governador Felipe Camarão, do PT, pode assumir a posição quando necessário.
Por tudo que conseguiu fazer em uma quinta-feira tensa nos bastidores, a presidente da Alema saiu maior do que entrou, segundo aliados. Mais do que uma articuladora, ela atuou como “Bombeira” e teve que apagar até ‘fogo’ causado pelos próprios ‘incendiários’ do Palácio Manuel Beckman.
Como bem resumiu o jornalista Gilberto Léda em seu blog: De qualquer forma, a atuação da presidente foi um senhor recado aos neo-oposicionistas.
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com