A Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara Municipal de São Luís está atuando para garantir proteção e dignidade às crianças que estão no internadas no Hospital Dr. Odorico de Amaral Matos – o Hospital da Criança, no bairro da Alemanha. No mês passado, o blog revelou que a obra da unidade de saúde, com prazo de 90 dias, se arrasta há dez anos na capital maranhense.
Na tarde desta quarta-feira (15), uma inspeção que foi realizada pelo colegiado, constatou diversas irregularidades no local. A visita técnica, que ocorreu após reclamações recorrentes em realação a unidade, contou com a presença da presidente Silvana Noely, juntamente com o vereador Zeca Medeiros (Mais Brasil), o Coletivo Nós (PT) e a assessoria do vereador Raimundo Penha (PDT).
Durante a inspenção, os parlamentares também averiguaram a estrutura do local após o alagamento da última segunda-feira (12), em decorrência das fortes chuvas.
O hospital é o único definido como porta aberta para atendimento de crianças do Maranhão e, por conta disso, tem uma alta demanda de pacientes. Com uma infraestrutura defasada e inadequada ao bom funcionamento, o local recebe cerca de 300 crianças diariamente, embora só disponha de 4 médicos plantonistas e 13 leitos de UTI.
Do total de 98 leitos, 20 estão dispostos na unidade mista do Bequimão. Os corredores estão lotados, as crianças aguardam por atendimento em situação precária, acomodadas em cadeiras de plástico. Há muitas pessoas em pé, com seus filhos no colo, aguardando atendimento.
Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Deixe um comentário