Sônia Guajajara é cotada para comandar pasta dos Povos Originários (Foto: Divulgação)

Deputada federal eleita por São Paulo com 156.966 votos neste ano, Sônia Bone de Sousa Silva Santos, a Sônia Guajajara, deve ser anunciada ministra do governo Lula nos próximos dias. Natural de Amarante, no interior do Maranhão, Sônia é cotada para assumir o futuro Ministério dos Povos Originários.

Sônia Guajajara faz parte do PSOL, legenda liderada pelo ativista Guilherme Boulos. A participação do partido na composição do governo é dada como certa e a indicação de Sônia contemplaria a expectativa de participação.

A criação do ministério foi prometida pelo futuro presidente Lula (PT) durante discurso da vitória na avenida Paulista, em São Paulo. A iniciativa visa servir como uma espécie de reparação histórica e reconhecimento das populações indígenas do país.

Atualmente Lula está no Egito, participando da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27). Há a expectativa de que a ocasião seja aproveitada para o anúncio.

O último maranhense a ocupar um ministério foi o ex-senador Edson Lobão, durante o governo de Dilma Rousseff.

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.