O atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), é um dos favoritos para ser indicado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para o Supremo Tribunal Federal (STF) em substituição a ministra Rosa Weber, que em outubro deixará a corte.
No entanto, ao contrário do que muitos pensam, Flávio Dino não será o primeiro indicado ao STF.
Um levantamento realizado pelo Imirante confirmou que se Dino for realmente indicado, será o sexto maranhense a receber indicação para o STF.
No período conhecido como Primeira República, que vai de 1889 a 1930, o maranhense Costa Barradas, foi o primeiro a assumir a função de ministro no STF. Ele foi indicado em 1891.
Já em 1894, outro maranhense assumiu a função, dessa vez por indicação de Floriano Peixoto. Trata-se de Pindaíba de Matos.
O terceiro maranhense indicado ao STF foi João Pedro. Ele ocupou a cadeira de ministro de 20 de janeiro de 1897 a 2 de novembro de 1910.
O quarto maranhense elevado à função de ministro do STF foi Viveiros de Castro. Ele ocupou cadeira na mais elevada Corte do país entre 3 de fevereiro de 1915 a 14 de abril de 1927.
O quinto e último maranhense a ocupar a função de ministro do STF foi Carlos Madeira. Ele ficou no posto de 19 de setembro de 1985 a 17 de março de 1990. Madeira foi indicado pelo então presidente José Sarney (MDB).
É aguardar e conferir, para saber se Dino será o sexto maranhense indicado ao STF.
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com