Parafraseando a música de Wesley Safadão: Pesquisa do Ipec é 99% anjo, mas aquele 1% é vagabundo

Pesquisa do Instituto Ipec, contratada pela TV Mirante e divulgada hoje em telejornal de filiada local da Rede Globo avaliando as intenções de voto para o Senado, também somou 101% na simulação.

Como sabemos, pesquisa se faz por amostragem: ela tende a reproduzir as condições gerais do todo, mas não é o todo. Pesquisa também não é votação. No entanto, tal erro coloca o levantamento sob suspeita, já que se trata de resultado impossível.

Além disso, o erro na soma das intenções de voto aumenta a desconfiança dos eleitores no ex-Ibope, em particular, e nas pesquisas como um todo, no geral.

Na soma de 101%, Flávio Dino (PSB) tem 50% e Roberto Rocha (PTB) aparece com 21%. Pastor Ivo Nogueira (Democracia Cristã) – 4%, Saulo Arcangeli (PSTU) – 2%, Antonia Cariongo (PSOL) – 1%, Branco/Nulo – 8% e Não sabe/Não respondeu – 15%.

Metodologia

Esta é a primeira pesquisa de intenção de voto do instituto com eleitores do Maranhão. A pesquisa foi realizada nos dias 17 a 23 de agosto e foram ouvidas 800 pessoas.

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão sob o protocolo MA-06254/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-03233/2022.

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.