Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Prever sobre a corrida eleitoral em Barreirinhas (MA) ganhou holofote na imprensa maranhense nesta sexta-feira (18). Os dados apontavam “liderança” do ex-prefeito Léo Costa com uma ampla “vantagem” em relação aos seus adversários.
Mas, afinal, pode-se ou não confiar no que os números dizem? Sim! Diferente das palavras, os números não mentem! No entanto, para compreendê-los são necessários conhecer a metodologia e a tal margem de erro.
Exatamente por isso, nem tudo é tão obscuro ou vago no mundo das estatísticas. A verdade é que elas são fundamentais para a compreensão da realidade. O problema é interpretá-las corretamente.
Mas o que dizem os números do Prever sobre a corrida eleitoral barreirinhense? Eles dizem tudo!
A pouco mais de um ano das eleições municipais, a verdade é que o estreante Vinicius e o veterano Leo estão quase tecnicamente empatados na disputa pela Prefeitura de Barreirinhas no limite da margem de erro de 5 pontos percentuais, segundo pesquisa realizada com 435 pessoas nas zonas urbana e rural entre os dias 7 a 9 de agosto.
No cenário da pergunta estimulada, Leo aparece com 29% de intenção de votos, porém, com os 5 pontos percentuais para menos da margem de erro, fica com 24% de preferência. Vinicius que aparece com 16% de aceitação, com a margem de erro para mais, sobe para 21% e acaba quase empatado com adversário, quando se leva em consideração a estatística que expressa a quantidade de erro amostral aleatório do levantamento. Não sei marcou 8% e branco ou nulo registrou 10%.
Claro que pode ocorrer ao contrário em relação ao veterano político, mas optei em usar a metodologia para menos a seu favor e para mais a favor do jovem adversário para que o eleitorado barreirinhense possa compreender a estimativa estatística que determina o erro amostral de uma pesquisa.
Com base nessa possibilidade que nos permitiu analisar o estudo do Prever, posso cravar que tanto Léo quanto Vinicius – que apareceram liderando o levantamento – estão quase empatados dentro da margem de erro, sendo separados por apenas três pontos de diferença numa pesquisa que não foi contratada pelo estreante da disputa. Ou seja, nessa ótica, temos exatamente a visão do cenário da disputa naquele município.
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com