As últimas pesquisas sobre a corrida eleitoral no Maranhão também revelou como os eleitores de orientação à direta e à esquerda estão se posicionando. Os levantamentos mostram que alguns dos votantes no estado que escolhem por Lula (PT) ou Bolsonaro (PL) na eleição presidencial deste ano devem votar em candidatos que estão fora do chamado espectro político da disputa presidencial.

Os dados, por exemplo, aumentam ainda mais as chances de segundo turno, pois os eleitores de um ou outro presidenciável, não se direciona somente para um candidato no estado que é simpático ao projeto nacional.

De acordo com algumas destas amostragens, tem eleitor de Lula declarando voto em Lahesio, criando o chamado voto “Lulahésio”; eleitores de Bolsonaro manifestando voto em Weverton (PDT) e Brandão (PSB) que, respectivamente, acaba criando o chamado voto “Wevetonaro” e “Brandonaro”.

Como o eleitor é pragmático e vota onde percebe que há melhores perspectivas este fenômeno acaba sendo encarado com naturalidade pelos candidatos, conforme mostrou o debate da TV Mirante, último realizado neste primeiro turno.

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.