SÃO LUÍS, 29 de dezembro de 2023 – Depois do IPPI e da Prever, agora é a vez do EPO – Estratégia Pesquisas de Opinião. O instituto, que foi o primeiro a divulgar um levantamento sobre a sucessão municipal em 2023, está em campo realizando mais uma pesquisa eleitoral que pode ser a última do ano.

O estudo vai aferir o impacto da declaração do governador Carlos Brandão ao deputado federal Duarte Júnior; os nomes mais lembrados para vereador; o peso da Câmara na disputa municipal e, claro, as intenções de voto para prefeito de São Luís em 2024. A amostragem quer avaliar a intenção de voto nos prefeituráveis, por meio das modalidades espontânea e estimulada.

Foram listados no cenário estimulado o atual prefeito Eduardo Braide (PSD), pré-candidato à reeleição; o deputado federal Duarte Jr. (PSB); os deputados Yglésio Moyses (PSB), Neto Evangelista (União Brasil) e Wellington do Curso (sem partido); o ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior (sem partido); Diogo Gualhardo (Novo) e Fábio Câmara (PDT).

Os cenários de confrontos do chefe do Executivo municipal com todos os demais oponentes na disputa também foi outro detalhe que chamou a atenção no questionário.

Além disso, os pesquisadores buscarão saber a opinião dos eleitores sobre a avaliação do prefeito Eduardo Braide, do governador Carlos Brandão e do presidente Lula. Eles também estão fazendo questionamentos em relação a qual pré-candidato o eleitor não votaria de maneira nenhuma.

Além das questões relacionadas aos vereadores, prefeito, governador e presidente da República, a pesquisa também estaria ouvindo cidadãos ludovicenses sobre a Câmara, sendo que os resultados sobre a avaliação da Casa Legislativa serão obtidos pela primeira vez.

Será realizada na modalidade de resposta espontânea – que é quando o eleitor responde aquilo que vier à cabeça. Os resultados fornecerão informações sobre o peso da Câmara na disputa municipal e também em relação aos atuais vereadores, além dos nomes mais lembrados para a vaga no parlamento ludovicense.

Ainda não temos informações sobre a quantidade de pessoas que serão ouvidas na pesquisa e nem a margem de erro da pesquisa, mas a partir das 9h00 deste domingo, 31, o resultado completo se tornará público.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com